Por que no futebol olímpico só jogam atletas de 23 anos para baixo?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Por que no futebol olímpico só jogam atletas de 23 anos para baixo?
Pergunta de Josmar Batista, de Espírito Santo do Pinhal (SP)
O futebol olímpico masculino, caro pinhalense, passou a ser disputado com atletas sub-23 a partir de Barcelona 1992. Antes disso, as restrições eram ainda maiores. De Paris 1900 até Moscou 1980, somente atletas amadores (não profissionais) eram admitidos. Em Los Angeles 1984, os profissionais foram liberados nas Olimpíadas. Para não concorrer com competições da FIFA, contudo, seleções masculinas da Europa e da América do Sul só podiam convocar jogadores que nunca tivessem disputado uma Copa do Mundo - restrição que também valeu em Seul 1988 e foi revogada na edição seguinte, assim que o limite de idade apareceu.
Mas há algumas exceções à regra. A primeira apareceu em Atlanta 1996 com a permissão de três atletas mais velhos por seleção, que dura até hoje - Daniel Alves agradece. A segunda é obra da pandemia de Covid-19: em Tóquio 2020, o limite de idade aumentou por causa do adiamento de um ano na realização dos jogos. Por isso, a competição atual é sub-24 (para nascidos a partir de 1 de janeiro de 1997) em vez de sub-23.
O futebol feminino nunca teve limite de idade. Ainda bem, porque assim podemos testemunhar a já lendária Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, disputando sua sétima Olimpíada - um recorde mundial entre futebolistas de qualquer gênero - aos 43 anos. Como o futebol feminino estreou em Atlanta 1996, Formiga esteve em todos torneios olímpicos já realizados. Até aqui, uma atleta sem limites...
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.