Quais foram os duelos mais longos da história olímpica?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quais foram os duelos mais longos da história olímpica?
Pergunta de Thaís Guin, de São Paulo (SP)
Tava de olho no Brasil x França do vôlei masculino, né? história do vôlei olímpico, com 249 pontos disputados. E o jogo mais longo do vôlei olímpico feminino também foi do Brasil e disputado em Tóquio 2020. Em 27 de julho, batemos a República Dominicana por 3x2 em 2h26.
Mas isso é fichinha perto de dois jogos de tênis olímpicos que desafiaram a resistência dos duelantes. No primeiro, em Antuérpia 1920, o britânico Gordon Lowe venceu o grego Augustos Zerlendis por 3x2 num jogo que teria durado 6 horas (não houve cronometragem oficial, apenas registros em alguns jornais da época). Como ainda não existia tie break (desempate obrigatório no 13º game de cada set), o primeiro set acabou em 14x12 e o jogo teve 76 games ao todo.
O segundo "jogão" do tênis olímpico aconteceu na primeira rodada do torneio em Barcelona 1992: o alemão Boris Becker venceu o norueguês Christian Ruud por 3x2 em 5h53. Mas depois que as disputas deixaram de acontecer em melhor de 5 sets para melhor de 3 sets (quem vence dois, leva), o jogo mais longo durou 3h57 entre o francês Jo-Wilfried Tsonga e o canadense Milos Raonic, em Londres 2012. Como o 3º set nos jogos olímpicos também não tinha tie break, o placar foi 25x23 a favor de Tsonga - a partida teve 66 games.
Mas nenhuma dessas batalhas épicas se compara a uma das finais da luta greco-romana dos jogos de Estocolmo 1912, entre o estoniano (competindo pela Rússia) Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen, que durou 11h40 - luta mais longa de todos os tempos na modalidade até hoje. O duelo foi tão desgastante que o vencedor Martin não deu conta de disputar a final no dia seguinte, abrindo caminho para o ouro do sueco Claes Johansson.
Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.