Seguranças realizam teste de inspeção no estádio Olímpico de Londres para os Jogos de 2012
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e a polícia britânica colocaram em ação nesta terça-feira um plano de provas para se preparar para um possível ataque terrorista durante o evento, conforme anunciou o chefe de segurança da Olimpíada.
“Reconhecemos que a ameaça terrorista pode vir de qualquer lado. Sua potencialidade é o maior para nós”, afirmou à agência AFP o coordenador de segurança olímpica da polícia de Londres, Chris Allison, ainda sem revelar quais serão as medidas tomadas pelo evento ao longo deste ano até os Jogos Olímpicos.
Londres-2012 terá o maior esquema policial já visto no Reino Unido para tentar evitar ataques terroristas durante o evento, que vai atrair atenção em todo o planeta.
Este nível de ameaça de ameaça de ataque terrorista internacional é geralmente qualificado como grave, o que significa que é uma hipótese a se considerar. Os islamitas extremistas são considerados como a maior ameaça para Londres, que em julho de 2005 sofreu um ataque atribuído à rede terrorista Al Qaeda, que causou 52 mortes.
Será realizada uma ação conjunta entre os líderes da polícia, os serviços de emergência, os departamentos governamentais e os organizadores dos Jogos para coordenar os testes de segurança.
“Estamos analisando as distintas formas de ataque terroristas que já ocorreram no passado”, afirmou Allison.
“A prova de nossos planos, estruturas e respostas para nos assegurarmos de que podemos lidar com qualquer incidente é vital”, completa Theresa May, ministra britânica do Interior.
Com uma verba de US$ 900 milhões destinada para garantir a segurança de Londres-2012, os testes, que também prevêem controlar protestos e o crime organizado, começam nas próximas semanas e devem ser concluídos às vésperas dos Jogos Olímpicos.