UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/ultimas-noticias/2011/07/27/cob-quer-quebrar-o-gelo-da-geracao-2016-em-londres.htm
  • Para 'quebrar o gelo' de 2016, COB vai levar jovens atletas para Londres como visitantes
  • 28/11/2024
  • UOL Esporte - Olimpiadas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
27/07/2011 - 11h51

Para 'quebrar o gelo' de 2016, COB vai levar jovens atletas para Londres como visitantes

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ana Marcela, ouro nos 25 km em Xangai, deve ser um dos jovens em Londres-2012

    Ana Marcela, ouro nos 25 km em Xangai, deve ser um dos jovens em Londres-2012

Enquanto a cidade de Londres festeja um ano para o início dos Jogos Olímpicos do próximo ano, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) já está de olhos na edição de 2016 da competição, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB, afirmou em entrevista ao programa Redação, da SporTV, nesta quarta-feira que o objetivo é levar jovens atletas, que devem representar o país em 2016 para “quebrar o gelo” em Londres.

“A nossa ideia é quebrar esse gelo quatro anos antes, nós vamos levar uma garotada já olhando pra 2016, essa geração 16 vai ficar no Crystal Palace (centro de treinamento do Brasil em Londres), nós vamos levar eles pro local de competição, pro local de treino, vamos levar eles pra almoçar no restaurante da Vila (Olímpica) que tem os cinco mil maiores do mundo, cinco mil ao mesmo tempo, e você vai ao bandejão e você tá na fila de repente na frente do Ronaldinho, nas tuas costas tá o (Michael) Phelps e depois tá o jamaicano (Usain) Bolt. É um batizado pra quando chegar no Rio já estar acostumado com isso. Agora não quero mais tirar foto", revela.

O objetivo do dirigente é evitar um possível deslumbramento dos atletas e dar experiência. “Eu lembro das meninas da ginástica, Daiane (dos Santos) e companhia chegando em Atenas e lá tava o Michel Jordan, lá tava o (Rafael ) Nadal, o (Roger) Federer, e elas pedindo autógrafo, pedindo foto”, recorda.


Freire afirmou que os nomes dos atletas que vão acompanhar a delegação brasileira ainda não estão decididos, mas disse que ainda espera que alguns deles consigam conquistar uma vaga em Londres-2012.

A única que parece estar confirmada é Ana Marcela, da maratona aquática, que bateu na trave no Mundial em Xangai nos 10 km, ficando em 11º lugar e não conseguindo vaga para Londres. A brasileira agora torce para uma desistência para conseguir disputar a Olímpiada e fazer do Brasil o primeiro país a colocar duas atletas na disputa dessa categora, já que Poliana Okimoto está classificada.

“Possivelmente a Ana Marcela vai ser uma das atletas que vai estar no Crystal Palace ajudando a preparação final da Poliana”, adiantou Freire. Ana Marcela foi campeã mundial nos 25 km da maratona aquática, prova não olímpica.

Placar UOL no iPhone