Medalhas terão 8,5cm de diâmetro, 400g de peso, mas apenas 1,34% de ouro
O comitê organizador dos jogos Olímpicos de Londres-2012 revelou nesta quarta-feira as medalhas de ouro, prata e bronze que serão disputadas pelos atletas no próximo ano. A edição londrina das Olimpíadas terá umas das maiores e mais pesadas premiações da história, mas a medalha de ouro será composta por apenas 1,34% do metal precioso.
Após cinco anos de preparativos, Londres encara os últimos doze meses antes dos Jogos Olímpicos de 2012 com os principais recintos esportivos concluídos e alguns com antecipação em relação ao calendário previsto.
Seguindo o exemplo das edições anteriores – exceto Paris-1900, quando eram retangulares – as medalhas serão circulares. A diferença para 2012 é o tamanho e peso do prêmio: As medalhas terão 8,5cm de diâmetro (uma das maiores dos últimos tempos) e aproximadamente 400g de peso, a mais pesada da história dos Jogos de verão.
O desenho foi feito pelo artista britânico David Watkins e traz o logotipo dos Jogos sobreposto a uma série de linhas cruzadas, que representa a energia irradiada pela capital inglesa. A obra também inclui a deusa grega da vitória, Nike (item obrigatório nas medalhas olímpicas) com o rio Tâmisa ao fundo.
“Os atletas a partir de hoje irão olhar para estas imagens e dizer: ‘eu quero uma dessas’”, brincou Jonathan Edwards, ex-campeão olímpico no salto triplo em Sydney-2000 e membro do comitê organizador dos jogos. “Eles vão treinar nos próximos dias com uma motivação extra, uma espécie de alerta. A medalha materializa o que será a competição”, disse Edwards durante a apresentação da premiação.
“Comparado com minha medalha em Sidney, ela é consideravelmente maior e também muito mais pesada. Se você vencer sete ou oito dessa como Michael Phelps fez em Pequim, você precisará de um pescoço bastante forte”, brincou o ex-atleta britânico. Curiosamente, a medalha ao primeiro colocado em Londres-2012 terá apenas 1,34% de ouro e 92,5% de prata.