As autoridades olímpicas de Londres ‘fecharam os olhos’ durante os últimos quatro dias de motins e saques em Londres, que começam a se normalizar agora. Embora nenhuma das sedes olímpicas tenha sido afetada pela violência, a capital inglesa e o os organizadores locais terão que tomar medidas publicitárias para resgatar a imagem da cidade.
Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador e duas vezes medalhista de ouro olímpico, mantém o silêncio desde o início do tumulto em Londres. “Nós sentimos que os comentários devem vir da Polícia. A questão é de desordem pública. Faz sentido que o governo e a polícia falar sobre ele”, declarou.
Apesar de algumas partidas de futebol, incluindo o amistoso entre Inglaterra e Holanda terem sido canceladas por causa da onde de violência em Londres, os eventos-teste para a Olímpiada continuam com poucos problemas.
O campeonato mundial de badminton, que está sendo disputado na Arena de Wembley no nordeste de Londres, não foi afetado, mas o primeiro dia da competição de vôlei de praia no Horse Guards Parade, no centro de Londres, foi parado por algumas horas na terça-feira.
Outros eventos testes para essa semana incluem uma corrida de estrada de ciclismo, que irá percorrer as ruas de Londres no domingo, e uma prova de maratona aquática no Hyde Park no sábado.
A segunda-feira foi o dia em que a onde de violência mais se aproximou do Parque Olímpico, quando os confrontos chegaram a Hackney, cerca de 6,5 km da região do Estádio Olímpico e outros locais importantes para os Jogos.
Mesmo com o silêncio de Coe, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou as medidas das autoridades locais. “Estamos felizes com a forma como que os organizadores locais estão lidando com a questão e estamos confiantes de que vão fazer um bom trabalho”.
Os motins começaram no bairro de Tottenham menos de duas semanas após a cidade de Londres realizar uma grande festa para começar a contagem regressiva para a abertura dos Jogo no dia 27 de julho de 2012. O tumulto logo se espalhou e interrompeu as férias do primeiro-ministro David Cameron na Itália.
A confusão em Londres não afetou o Comitê Organizador dos Jogos que continuam normalmente com o seu trabalho.