O presidente do Comitê de Organização de Londres 2012 (LOCOG), Sebastian Coe, declarou que segue sendo favorável a suspensão vitalícia dos atletas pegos nos exame antidoping.
“Minha posição é bastante conhecida e não mudei de opinião sobre este assunto. Sou favorável ao banimento dos atletas”, declarou Coe, nesta sexta-feira em Londres.
A declaração de Coe deve-se ao fato do CAS (Corte Arbitral do Esporte) ter publicado, na quinta-feira, um comunicado permitindo, a participação em Londres, dos atletas que cumpriram mais de seis meses de punição por doping. A permissão vai contra os critérios do COI (Comite Olímpico Internacional) que defende uma tolerância zero para esse tipo de caso.
Em visita a Londres, o presidente da Comissão de Cordenação do COI, Denis Oswalt, também se mostrou decepcionado com a decisão do CAS.
“Estamos decepcionados, pois o Tribunal Arbitral não nos deu razão. Aceitamos a decisão, mas o assunto não está terminado. Estamos trabalhando para encontrar uma forma para que as regras sejam respeitadas”, afirmou.
Caso a decisão da Corte Arbitral seja mantida o norte-americano LaShawn Merritt, por exemplo, poderia competir em Londres. Punido no ano passado, o medalista de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, levou uma penalidade de 21 meses por consumo de DHA, asteróide anabolizante.