Manifestantes atiram objetos em carro de polícia durante protesto em Londres contra cortes públicos propostos pelo governo
A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende promover em 2012 uma trégua olímpica durante os Jogos de Londres, com a paralisação dos principais conflitos ao redor do planeta. A proposta foi apresentada nesta terça-feira na Assembleia Geral da entidade e visa chamar a atenção global para o esporte como instrumento para promover a paz.
Quem se encarregou da apresentação foi Sebastian Coe, titular do comitê organizador britânico para Londres-2012. A intenção é que a trégua olímpica dure desde o início dos Jogos, em 27 de julho, até o fim da Paraolimpíada, em 9 de setembro. Além disso, a trégua alimenta a esperança de reconciliação entre as partes nas áreas de conflito.
A primeira trégua olímpica foi estabelecida pela ONU em 1992, para os Jogos de Barcelona. A proposta é restaurar o antigo conceito grego de Ekecheiria, que define o espírito de cessar as hostilidades.
A trégua poderá assim contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que, além de promover a paz, o diálogo e a reconciliação em zonas de conflito, também inclui metas como a erradicação da pobreza extrema e da fome, o combate à Aids e a defesa do meio ambiente, todas estabelecidas para serem atingidas até 2015.