Técnico do Arsenal, Arsène Wenger afirma que torneio olímpico de futebol "não é real"
Famoso por encontrar jovens valores no futebol ao redor do mundo, Arsène Wenger criticou duramente o torneio olímpico da modalidade. A competição usa jogadores sub-23 e não conta com o apoio do treinador do Arsenal. O francês não economizou ao falar sobre a competição: “não é um real torneio de futebol”.
Wenger já adiantou que não deseja liberar os jogadores do seu time para a disputa dos Jogos de 2012, em Londres. O torneio de futebol começa logo após a Eurocopa. Esse é só um dos pontos que viraram alvo do treinador do Arsenal.
“O torneio olímpico não é um real torneio de futebol”, atacou Wenger. “Se eu te perguntar quem ganhou os Jogos há 20 anos atrás, você teria problemas para me responder. Se eu te perguntar sobre Eurocopa ou Copa do Mundo, você saberá melhor”, argumentou Wenger.
Theo Walcott, Jack Wilshere, Kieran Gibbs, Alex Oxlade-Chamberlain e Aaron Ramsey são alguns dos jogadores do Arsenal que entram nos planos do técnico do Reino Unido para o torneio. “As Olimpíadas começam em 27 de julho e terminam no meio de agosto. Imagine um jogador que disputa a Euro e o Jogos Olímpicos. Você não poderá usá-lo depois disso. É impossível”, comentou.
“Isso significa que nós não teremos jogadores que foram para a Euro e, se perdemos jogadores para as Olimpíadas também, teremos que fazer uma preparação durante todo o verão [europeu]. Eu não poderei trabalhar”, completou o técnico dos Gunners.
Wenger quer que a decisão sobre os convocados do Reino Unido seja tomada em conjunto. Assim, jogadores, técnicos e Federações iriam analisar cada caso antes de definir sobre a lista final.
Para as Olimpíadas-2012, o técnico Stuart Pearce irá formar um elenco composto por atletas sub-23 de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Três jogadores, no entanto, podem ser chamados sem ter que respeitar essa regra de idade. Ryan Giggs, David Beckham e Wayne Rooney [suspenso por três jogos na Eurocopa] são nomes especulados pela imprensa inglesa.