Mascotes da Olimpíada de Londres, Wenlock, e da Paraolimpíada, Mandeville
Dois departamentos franceses, Pas-de-Calais, que fica ao norte do país, e Île de France, onde fica Paris, estão de olho no lucro com os Jogos de Londres e pretendem funcionar como uma espécie de "retaguarda" para a capital inglesa. A ideia principal é receber algumas delegações que participarão da Olimpíada.
"Desde o anúncio feito em 2005, quando escolheram Londres, compreendi que tínhamos mais a ganhar com os Jogos que com Paris. Londres está somente a uma hora daqui, é uma ocasião que podemos receber esportistas do mundo inteiro e seus torcedores", afirmou o socialista Dominique Dupilet, presidente do conselho geral de Pas-de-Calais.
Pas-de-Calais tem um orçamento aproximado de 20 milhões de euros para a construção e renovação das instalações esportivas da região. Há locais próprios para a prática de ginástica, luta, canoagem, levantamento de peso e atletismo.
Île de France, por sua vez, procura desenvolver uma estratégia semelhante. Cerca de 400 mil euros serão gastos ainda este ano, segundo o vice-presidente, Francis Parny. Na região, as delegações serão acolhidas por um valor de 150 euros por atleta ao dia.