O símbolo é um círculo de flores de cerejeira formado pelas cores olímpicas
A cidade de Tóquio divulgou nesta quarta-feira o logotipo da sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. O símbolo é um círculo de flores de cerejeira formado por cinco cores. As cidades de Madri, Roma, Doha, Istambul e Baku são as outras interessadas em receber a competição.
Os ingressos para final, semifinal e quartas do torneio masculino de futebol das Olimpíadas de Londres estão esgotados. Em 1h20, a organização dos Jogos de 2012 informou que os seis jogos decisivos entre os homens já não têm mais entradas disponíveis. Leia mais |
De acordo com o comitê de Tóquio-2020, o logotipo representa “os conceitos de amizade e paz” por meio das flores de cerejeira, um dos principais símbolos do Japão.
Além das cores olímpicas (vermelho, azul, amarelo e verde), o design do desenho conhecido como “Púrpura de Edo”, conta com uma cor lilás semelhante ao utilizado em festivais e eventos durante o período Edo no Japão (1603-1867). Cada pétala que circula o logotipo representa a independência do mundo atual, segundo os responsáveis.
“O logo da candidatura Tóquio-2020 simboliza a união do mundo, as aspirações atrás do sonho de trazer os Jogos de 2020 para Tóquio e a celebração de um festival global dedicado ao esporte, a cultura e a paz global”, afirma o comitê em comunicado.
O desenho é uma criação da jovem estudante de arte e desenho Ai Shimamine, vencedora do concurso organizado pela candidatura de Tóquio para decidir o logotipo.
A candidatura de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos de 2020 é a segunda tentativa consecutiva da capital japonesa em receber a competição, já que também esteve na briga pela edição de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.