Topo

Brasil mostra força, bate Croácia e vai à semi no Pré-Olímpico de basquete

Armador Georginho durante a partida entre Brasil e Croácia, pelo Pré-Olímpico - Divulgação/CBB
Armador Georginho durante a partida entre Brasil e Croácia, pelo Pré-Olímpico Imagem: Divulgação/CBB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 16h48

O basquete brasileiro manteve o bom aproveitamento na busca pela vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Após a estreia com vitória, os comandados de Aleksandar Petrovic bateram, na tarde de hoje, a Croácia por 94 a 67 no Pré-Olímpico.

Depois das duas vitórias consecutivas, a seleção brasileira tem dois dias de folga e volta à quadra no sábado (3) e caso se classifique, disputará a grande final no domingo (4). Vale ressaltar que somente o campeão garante vaga em Tóquio.

Agora, o Brasil aguarda a definição do próximo grupo para saber qual será seu adversário na fase que antecede a finalíssima. Os dois primeiros de cada grupo avançam e o primeiro do grupo A enfrenta o segundo do grupo B e o primeiro do grupo B terá o segundo do grupo A pela frente.

Do outro lado, estão Alemanha, Rússia e México disputando as vagas.

O jogo

1º quarto: intensidade brasileira

Brasil saiu na frente em um começo de muita intensidade. A primeira pausa foi solicitada pelos croatas faltando 4m46s para o final do primeiro quarto, neste momento o Brasil vencia por oito pontos de diferença.

Mesmo após a pausa, os comandados de Aleksandar Petrovic mantiveram o nível e garantiram a vitória. Os dez minutos iniciais terminaram em 25 a 20 para o Brasil. Rafa Hettsheimeir foi um dos principais nomes neste início de duelo.

2º quarto: aumentou a vantagem

A vantagem diminuiu faltando cerca de um minuto para o final do segundo quarto. No momento em que a seleção brasileira pediu a pausa, a diferença que era de cinco pontos no final do primeiro tempo, já estava em apenas três.

A Croácia teve oportunidades de igualar o placar, porém, as bolas de Bogdanovic não estavam caíndo como costumam cair. O segundo quarto fechou em 45 a 34 para o Brasil.

3º quarto: show do Brasil

No penúltimo quarto, a seleção brasileira não diminuiu a intensidade e continuou impondo o ritmo de jogo. Verejão foi um dos nomes que fez valer a experiência e ajudou o Brasil garantir uma boa vantagem no placar de 71 a 55.

4º quarto: resultado garantido

Com o placar vasto e a Croácia totalmente atordoada, o Brasil abriu a vantagem necessária para garantir a segunda vitória consecutiva e, consequentemente, a classificação para a semifinal do Pré-Olímpico. A vantagem terminou em