Em jogo truncado, Brasil perde para Alemanha e não consegue vaga em Tóquio
A decisão do Pré-Olímpico de Basquete, entre Brasil e Alemanha, esteve longe de ser uma grande partida. Em um jogo muito truncado, com poucos pontos e muitos erros dos dois lados, os alemães venceram por 75 a 64 a seleção brasileira e conquistaram a vaga para as Olimpíadas de Tóquio no basquete masculino. É a primeira vez desde 1976 que o Brasil, seja com a equipe masculina ou a feminina, fica fora da modalidade em Jogos Olímpicos.
O time masculino vinha de uma sequência de participação em duas Olimpíadas seguidas, mas se classificou para os Jogos apenas uma vez (para Londres-2012, já que no Rio-2016 a vaga veio como anfitrião) desde Atlanta-1996. A última Olimpíada sem a seleção feminina foi Seul-1988.
O ponto-chave do jogo foi a falta de pontaria brasileira. Na semifinal contra o México, o Brasil acertou 18 bolas de três pontos. Contra a Alemanha, foram apenas sete acertos (em 25 tentativas). O cestinha do jogo foi o alemão Mo Wagner, com 28 pontos. Pelo Brasil, Anderson Varejão terminou com 14 pontos.
O jogo
Apesar do embalo pelas três últimas boas atuações contra Tunísia, Croácia e México, a seleção brasileira entrou em quadra nervosa para a disputa na vaga olímpica. No primeiro quarto amarrado, os erros sobressaíram os bons lances. A Alemanha chegou a abrir seis pontos, e o Brasil conseguiu virar. A bola de três pontos, uma das principais armas da equipe, não funcionava, e o técnico Petrovic precisou dar uma 'bronca' no time.
No segundo quarto, os alemães cresceram e abriram 11 pontos de vantagem. Yago entrou em quadra, e deu o ritmo nos minutos finais para fazer o Brasil encostar no placar — 34 a 36. Com 7 pontos, Bruno Caboclo foi o destaque do primeiro tempo.
O quinteto brasileiro reagiu no início do terceiro período e chegou a empatar, mas não conseguiu encaixar uma sequência de bons ataques. A Alemanha terminou o quarto com seis pontos de vantagem, indicando um último quarto dramático para os brasileiros. No último tempo, a Alemanha disparou. Com Alex fora depois de atingir o limite de faltas, a defesa brasileira ficou mais vulnerável, e a vantagem adversária voltou a crescer. O placar acabou em 75 a 64.
Nas Olimpíadas, a Alemanha estará no grupo de Austrália e Nigéria, além do campeão do Pré-Olímpico de Belgrado (Itália e Sérvia estão na final).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.