Topo

Rodrigo Pessoa volta a defender o hipismo do Brasil em sua sétima Olimpíada

Rodrigo Pessoa foi campeão olímpico em Atenas-2004 - Divulgação/CBH
Rodrigo Pessoa foi campeão olímpico em Atenas-2004 Imagem: Divulgação/CBH

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 10h32

Rodrigo Pessoa está de volta à equipe brasileira de saltos do hipismo. Campeão nas Olimpíadas de Atenas-2004 montando Baloubet du Rouet, o cavaleiro de 48 anos disputará os Jogos Olímpicos pela sétima vez, recorde que dividirá com o velejador Robert Scheidt e Formiga, do futebol.

Além do ouro, Pessoa também conquistou duas medalhas olímpicas de bronze na disputa de saltos por equipe, em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Sua última participação nos Jogos foi em Londres-2012, quando foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. Nos Jogos do Rio, em 2016, Pessoa foi convocado para a reserva. Insatisfeito com a posição, decidiu não participar da edição olímpica no Brasil. No ano seguinte, assumiu como técnico da Irlanda, onde permaneceu até 2019.

Além de Pessoa, que montará Carlitos Way, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) definiu que o Brasil terá os seguintes conjuntos: Luiz Francisco Azevedo/Comic, Marlon Zanotelli/VDL Edgar e Yuri Mansur/QH Alfons Santo Antonio. Todos são estreantes em Olimpíadas, mas Zanotelli esteve na equipe campeã pan-americana em Lima/2019, que garantiu a vaga olímpica ao Brasil. O técnico da equipe é o suíço Philippe Guerdat, ouro pela França em 2016.

A CBH também convocou hoje a equipe do Concurso Completo de Equitação (CCE), com os seguintes conjuntos: Carlos Parro/Goliath, Marcelo Tosi/Glenfly e Rafael Losano/Fuiloda G, com Marcio Appel/Iberon JMen na reserva. Com as convocações desta segunda-feira, o hipismo brasileiro já tem seu time completo para Tóquio - João Victor Oliva, que disputará sua segunda Olimpíada, já havia sido nomeado para o Adestramento.