Campeão olímpico no Rio, ginasta ucraniano é suspenso por doping
O ucraniano Oleg Verniaiev foi suspenso por quatro anos pela Comissão Disciplinária da Fundação de Ética da Ginástica (GEF) e vai perder as Olimpíadas de Tóquio. O ginasta testou positivo em agosto de 2020 para a substância Meldonium, que é proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O atleta já estava suspenso provisoriamente há sete meses.
Em publicação no Instagram, o ginasta de 27 anos afirmou ser inocente e disse que vai entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
"A pergunta mais importante é: como uma droga proibida entrou no meu corpo", questionou Verniaiev. "Por que apenas um dos testes deu positivo e nenhum dos dezenas de testes subsequentes confirmou a presença de uma substância proibida? Um teste positivo só indica a presença da substância, mas não indica a culpa do atleta", argumentou.
Com o resultado positivo, Verniaiev está proibido de competir durante quatro anos. A suspensão, que começou em novembro de 2020, é retroativa e termina apenas em novembro de 2024, após os Jogos Olímpicos de Paris.
Semana passada, a equipe de ginástica da Ucrânia anunciou os atletas que vão disputar os Jogos de Tóquio já sem Verniaiev. No Rio, em 2016, o ginasta foi ouro nas barras paralelas e ficou com a medalha de prata no individual geral masculino.
O Meldonium é utilizado para tratar a insuficiência cardiovascular e está na lista de substâncias proibidas pela WADA desde 2016 porque melhora a oxigenação periférica aumentando a resistência do atleta. Já no primeiro ano de inclusão entre as proibições da WADA, a tenista russa Maria Sharapova foi suspensa após testar positivo para a presença do fármaco no organismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.