Estrela do basquete feminino desiste de Tóquio para preservar saúde mental
A jogadora de basquete Liz Cambage anunciou que não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a seleção da Austrália. Liz alegou preocupações com sua saúde mental e revelou ter sofrido recentemente com ataques de pânico e dificuldades para comer e dormir.
Aos 29 anos, Cambage é uma das estrelas do Las Vegas Aces, time da NBA feminina, e medalhista de bronze com a Austrália em Londres (2012). A jogadora publicou um comunicado em suas redes sociais para anunciar a desistência dos jogos. Apesar do sonho do ouro olímpico, Liz escreveu que "estou muito longe de onde eu quero e preciso estar". A jogadora ainda disse que a ideia de ficar na 'bolha' é "assustadora" e que tem feito uso de medicamentos para controlar a ansiedade.
"Não é nenhum segredo que no passado eu lutei com minha saúde mental e recentemente estive muito preocupada em ir para uma 'bolha' nas Olimpíadas. Sem família. Sem amigos. Sem fãs. Sem sistema de apoio fora do meu time. É honestamente assustador para mim", publicou.
Cambage nasceu em Londres, é filha de mãe australiana e pai nigeriano, mas foi criada na Austrália desde criança. Recentemente, ela já havia ameaçado boicotar os Jogos de Tóquio em protesto pela falta de diversidade racial em uma sessão de fotos da equipe olímpica. Na ocasião, ela acusou o Comitê Olímpico Australiano de "branqueamento".
"Liz deu uma grande contribuição para a Equipe Olímpica Australiana em duas campanhas dos Jogos Olímpicos. Respeitamos a sua decisão e desejamos a ela o melhor para voltar à saúde plena", disse Ian Chesterman, chefe de missão do Comitê Olímpico da Austrália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.