'Sabia que era pessoal', diz Yasmin Brunet sobre veto do COB nas Olimpíadas
Yasmin Brunet, mulher do surfista Gabriel Medina, compartilhou nas redes sociais um trecho de uma matéria publicada ontem pela coluna Olhar Olímpico, do UOL, e voltou a se manifestar sobre a polêmica do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) envolvendo a modelo e o bicampeão mundial de surfe.
A entidade vetou o credenciamento de Yasmin como oficial técnico do surfe nas Olimpíadas de Tóquio. Diferente da maior parte das modalidades, a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurfe) não indicou profissionais de comissão multidisciplinar ao COB, deixando que cada atleta escolhesse uma pessoa para ser credenciada.
Medina havia indicado o técnico australiano Andy King e a esposa, Yasmin Brunet, mas, por conta das restrições causadas pela covid, o número de possibilidades caiu de duas para um. Ele então solicitou que King fosse descredenciado e Yasmin convocada em seu lugar. Mas o pedido foi rejeitado pelo COB.
Em junho, o comitê explicou a situação e afirmou que "o credenciado tem que ser um profissional que tenha ligação com a modalidade". O COB também disse que havia acordado com o surfista que seu auxiliar credenciado seria King.
Já o Olhar Olímpico mostrou que a entidade aceitou credenciar como treinador para as Olimpíadas, de última hora, o marido da atleta de lançamento de disco Andressa Morais, Everton Luiz Ribeiro. Ele não é técnico principal dela, posto ocupado pelo cubano Julian Meija, que é contratado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Yasmin publicou o primeiro parágrafo da reportagem nos stories do Instagram e escreveu: "A verdade sempre aparece. Sabia que era pessoal".
Everton foi convocado depois que COB e a CBAt precisaram desconvocar o cubano Justo Navarro, que não consegue sair de seu país. O natural seria a convocação de outro cubano, Julian Meija, que é quem trabalha como técnico de Andressa e da confederação. Mas o convocado foi Everton, marido de Andressa, que inscreveu o marido como técnico no sistema da confederação.
Quiroraprata, Everton tem registro de técnico na confederação. Mesmo sem experiência na função além de acompanhar a esposa, ele vai ser responsável, junto com João Paulo Cunha, por uma equipe de sete atletas.
À coluna, o COB disse: "Everton Luiz Ribeiro foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo para substituir o treinador Justo Manuel Despaigne Navarro, oficial do mesmo grupo de provas, que está impossibilitado de comparecer aos Jogos. Everton Luiz Ribeiro tem registro como treinador na CBAt".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.