Federação erra, e nadadores poloneses voltam de Tóquio antes das Olimpíadas
Seis nadadores poloneses tiveram de retornar de Tóquio antes mesmo do começo dos Jogos Olímpicos. Alicja Tchorz, Bartosz Piszczorowicz, Aleksandra Polanska, Mateusz Chowaniec, Dominika Kossakowska e Jan Holub embarcaram de volta para seu país no domingo, pouco depois de pisarem em solo japonês, porque a federação de natação de seu país (FZP, na sigla em polonês) cometeu um erro administrativo e inscreveu mais atletas do que o permitido.
Alguns dos nadadores, que estavam inscritos para competirem apenas em provas de revezamento, manifestaram sua insatisfação nas redes sociais. Em sua conta no Facebook, Tchorz escreveu: "Imagine dedicar cinco anos de sua vida e lutar para competir no mais importante evento esportivo, abrir mão de sua vida privada e seu trabalho, sacrificando sua família. O resultado de sua dedicação é um fiasco total. Seis dias antes do grand finale, acaba que você tem seus sonhos negados por causa da incompetência de terceiros."
No Instagram, Chowaniec disse estar "profundamente chocado" e que se trata de "uma situação absurda para mim que nunca deveria ter acontecido. Espero eventualmente acordar deste pesadelo. Lamento que, devido a pessoas incompetentes da FZP, eu esteja na Polônia e não na capital do Japão."
O time olímpico quase inteiro, que agora tem apenas 17 atletas em Tóquio, assinou um documento pedindo a demissão de toda a diretoria da federação polonesa de natação. Os seis excluídos também ameaçam tomar medidas legais.
Mais tarde, a FZP publicou um comunicado explicando a situação e pedindo desculpas. Nela, Pawel Slominski, presidente da entidade, escreveu que "tal situação não deveria acontecer, e a reação dos nadadores, suas emoções e o ataque à FZP são compreensíveis e justificáveis". Ele também alega ter ficado sabendo apenas no dia 14 de julho que o pedido para inscrição dos atletas havia sido rejeitado. Nesse momento, os nadadores já haviam embarcado rumo a Tóquio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.