Topo

Japão faz 8 a 1 sobre a Austrália no softbol na abertura das Olimpíadas

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2021 22h48

Um ano após o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa da pandemia do novo coronavírus, a Olimpíada-2020, enfim, começou. Na cidade japonesa de Fukushima, devastada por um acidente nuclear ocorrido dez anos antes, a Olimpíada que ficou sob risco de não acontecer começou na noite desta terça-feira (20). Treze anos após ser excluído do programa olímpico, o softbol voltou ao programa olímpico e foi o primeiro evento dos Jogos de Tóquio. Donas da casa, as japonesas enfrentaram a Austrália e não fizeram cerimônia, venceram por 8 a 1, em confronto encerrado no sexto inning.

Apesar do susto logo no início, as japonesas, campeãs olímpicas em Pequim-2008 quando o softbol foi disputado pela última vez no evento, mostraram porque são favoritas ao bi. Com muita facilidade, bateram as australianas. Na próxima rodada, o Japão pega o México, enquanto as australianas enfrentam a seleção da Itália.

Novos tempos

Logo de cara foi possível ver as diferenças destes Jogos Olímpicos para os outros: as jogadoras japonesas se cumprimentaram apenas com acenos antes de o jogo começar. Nas arquibancadas, o vazio fazia as falas das atletas envolvidas na partida ecoar pelo estádio de Fukushima.

Alguns árbitros portavam máscaras, mas nem todos optaram por usarem o acessório. O time australiano surpreendeu e no primeiro inning, as australianas não quiseram saber do mando de campo e saíram na frente após uma rebatida de Michelle Cox.

Japão entra no jogo. Adeus, Austrália

Não demorou muito para o favoritismo japonês aparecer. Ainda na primeira entrada, Minori Naito empatou o jogo. No terceiro inning, de novo Naito apareceu e, com um home run (quando a bola é colocada para fora do campo sem chance de defesa), abriu 3 a 1 para as donas da casa.

No quarto inning, com mais três corridas japonesas, a vantagem subiu para 6 a 1. Com mais duas corridas, uma delas home run, as donas da casa fecharam o placar em 8 a 1 ainda no 6º inning, por causa da "regra da misericórdia" —quando uma equipe abre diferença de sete pontos no 5º ou 6º inning.