Topo

Mayra Aguiar faz "isolamento mental" por foco em primeiro ouro

Mayra Aguiar disputa em Tóquio a quarta Olimpíada da carreira - Gaspar Nóbrega/COB
Mayra Aguiar disputa em Tóquio a quarta Olimpíada da carreira Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Demétrio Vecchioli

Colunista do UOL Esporte, em Tóquio

20/07/2021 10h34

Enquanto no mundo todo a regra na pandemia é o máximo distanciamento físico possível, um atleta de judô que se prepara para disputar uma Olimpíada não pode abrir mão do contato, de segurar no quimono de alguém. Por isso, o isolamento vivido por Mayra Aguiar nos últimos meses foi diferente: foi, nas palavras dela, um "isolamento mental".

"Estou bem isolada de tudo, desde o começo. Eu me foquei, me isolei muito, não assisto televisão, faço tudo para ficar o mais isolada mentalmente possível", contou a judoca, em entrevista coletiva nesta terça (20), já no Japão.

Ao ser perguntada sobre quem considerava suas principais rivais na Olimpíada, Mayra disse que a japonesa contava com a torcida da casa. Em um lapso, deixou passar o fato de que, na verdade, as arquibancadas estarão todas vazias. Mas a brasileira está tão concentrada que isso não deverá fazer diferença.

"Dentro do quadrado eu fico bem surda. Se tivesse torcida ou não, contra ou a favor, não faz diferença. Consigo ter ouvido seletivo. No Rio, tinha gente gritando e dando instrução, mas eu só conseguia escutar meu técnico falando", lembra ela.

Em sua quarta Olimpíada e depois de duas medalhas, ambas de bronze, no Rio e em Londres, Mayra se vê mais madura para dar um passo além. "Hoje eu vivo os Jogos de maneira bem mais tranquila. Hoje eu consigo controlar [a ansiedade], sem atrapalhar o meu treino. É uma coisa que eu sentia bastante e senti em Londres. No Rio já consegui aproveitar e sair com a segunda medalha de bronze."

A gaúcha, que diz entrar em todas as competições com o objetivo de conquistar a medalha de ouro, sabe, porém, que dessa vez seria ainda mais especial. "O Japão é a casa do judô e poder conquistar um ouro seria muito marcante."