No estádio do penta, Brasil abre Olimpíadas como laboratório para o Qatar
A seleção brasileira de futebol masculino inicia sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio amanhã (22), às 8h30, contra a Alemanha. A reedição da última final olímpica será no Estádio Internacional de Yokohama, mesmo palco em que o Brasil comemorou o pentacampeonato mundial em 2002 e onde agora inicia uma fase de experiências já de olho na Copa do Mundo do Qatar, no ano que vem.
Com Tite de olho à distância, o time dirigido pelo técnico André Jardine conta com uma série de jogadores que já receberam oportunidades na seleção principal e planejam voltar ao radar e outros que ainda não foram chamados, mas podem fazer parte do ciclo. Uma boa participação nas Olimpíadas pode clarear o caminho até a Copa do Mundo.
Do time olímpico que será titular contra a Alemanha, oito já tiveram experiências na equipe principal: Santos, Daniel Alves, Diego Carlos, Guilherme Arana, Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Richarlison e Matheus Cunha. Apenas o zagueiro Nino, o meia Claudinho e o atacante Antony nunca foram convocados por Tite. Do trio, os dois jogadores mais ofensivos têm sido observados com atenção nos últimos meses e podem receber a primeira oportunidade ainda em 2021 — daí a importância de aproveitarem esta chance no Japão.
Como mostrou o UOL Esporte depois do vice-campeonato da Copa América, a maioria dos atacantes que participaram da campanha não deixou boa imagem. Uma prova disso é que Neymar foi o único que completou todos os jogos em que foi titular, enquanto o restante não convenceu e foi quase sempre substituído. Essa má fase abre a chance de testes nos próximos jogos, em setembro, pelas Eliminatórias.
Mas esse rodízio de jogadores não deve acontecer só no ataque. O lateral-direito Daniel Alves é um dos jogadores que Tite ainda planeja reintroduzir no ciclo para o Qatar. Ele não era convocado desde 2019 e deveria ter jogado a Copa América, mas se lesionou e acabou cortado — Danilo teve bom desempenho e Emerson não decepcionou nas poucas chances que teve. A vaga entre os três jogadores acima de 24 anos nas Olimpíadas foi a saída para mantê-lo no radar e competitivo em cenário internacional.
A troca de informações entre as comissões técnicas de Tite e André Jardine é constante, mas não há interferência. Em 2016, ganhou popularidade uma teoria que dava conta de suposta intervenção de Tite no trabalho de Rogério Micale por causa de um almoço realizado na concentração da seleção olímpica, no Rio de Janeiro. Além de o evento desta vez ser no Japão, a ideia agora é evitar esse tipo de boato e relação.
Campeão olímpico do futebol masculino pela primeira vez em 2016, o Brasil inicia a caminhada por mais um ouro contra a Alemanha — justamente sua adversária na final da última edição. Costa do Marfim e Arábia Saudita também fazem parte do Grupo D.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x ALEMANHA
Competição: Jogos Olímpicos de Tóquio, 1ª rodada do Grupo D
Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão)
Data/hora: 22 de julho de 2021 (quinta-feira), às 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Assistentes: David Moran (El Salvador) e Zachari Zeegelaar (Suriname)
VAR: Marco Guida (Itália)
Brasil: Santos; Daniel Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho; Richarlison, Matheus Cunha e Antony. Técnico: André Jardine.
Alemanha: Florian Muller; Benjamin Henrichs, David Raum, Felix Uduokhai e Amos Pieper; Arne Maier, Maximilian Arnold, Nadiem Amiri e Anton Stach; Marco Richter e Max Kruse. Técnico: Stefan Kuntz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.