COI autoriza e capitã alemã do hóquei usará faixa com símbolo LGBTQIA+
O COI autorizou que Nike Lorenz, jogadora da seleção feminina de hóquei da Alemanha, faça uma manifestação demonstrando apoio à comunidade LGBTQIA+ durante as partidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o aval, a capitã do time usará nas meias uma faixa com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade.
"Estamos satisfeitos por termos encontrado uma forma conjunta que permite ao time de hóquei fazer uma declaração sócio-política", afirmou em nota o presidente da Confederação Alemã Olímpica (DOSB), Alfons Hörmann.
A solicitação de autorização da manifestação foi feita feita em conjunto pela DOSB com a seleção seminina de hóquei do país. Em publicação no Instagram, Nike Lorenz celebrou o aval e afirmou que "O amor sempre vence", frase utilizada para celebrar o amor entre pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Esta será mais uma manifestação social e política por parte de atletas nas Olimpíadas de Tóquio. Durante a estreia do futebol feminino, as seleções dos Estados Unidos, Suécia, Nova Zelândia, Chile e Grã-Bretanha ajoelharam-se em protesto contra a violência racial. Além disso, a seleção da Austrália levou a campo a bandeira aborígene.
As manifestações foram possíveis após o COI afrouxar a Regra 50 da Carta Olímpica, que proibia manifestações políticas de atletas durante os Jogos.
A seleção da Alemanha de Hóquei faz sua partida de estreia nos Jogos Olímpicos no domingo (25), contra a Grã-Bretanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.