Depilação tira atleta brasileiro do revezamento na natação
O nadador Bruno Fratus anunciou que não vai nadar o revezamento 4x 100m livre nos Jogos Olímpicos de Tóquio para voltar suas atenções apenas para a sua especialidade, que é prova dos 50m livre, apontando a perda de sensibilidade em razão da depilação, que pode fazer diferença para ele entre uma prova e outra.
Em sua participação no UOL News Olimpíadas 2020, o ex-nadador e coach de alta performance Joel Jota explica que a escolha de Fratus e o motivo se justificam e que, apesar de o ganho de velocidade não ser tão grande, este pode ser um fator influente para seu desempenho no Japão.
"Ele vem mandando, no Campeonato Mundial é medalhista, campeonatos europeus é medalhista, ele vence, ele faz os melhores tempos, ele está muito bem preparado, então você imagina se ele faz lá a depilação dele, ele perde a sensibilidade antes do tempo, ele fica muito rápido para o revezamento e depois aquilo vai se perdendo no tempo, e aí, quando ele chega para a prova, ele não tem aquela carta na manga que ele fez de surpresa", explica Jota.
"Ele olha para a vida dele, senta com os técnicos dele e fala 'onde que a gente tem mais chance? No revezamento ou na minha prova individual? Na minha prova individual'. Onde que realmente eu treinei, estou preparado e estou 100% confiante? Na minha prova individual. Então vou abrir mão disso'. Não é uma decisão fácil", completa.
Jota afirma que, ainda que a diferença seja mínima, ela pode ser decisiva na disputa por uma medalha para o nadador brasileiro, que vem de boas campanhas no ciclo olímpico e ainda busca a medalha que não conseguiu em Londres-2012 e no Rio-2016.
"Se você coloca em um dado estatístico, você vê que um centésimo não tem diferença estatística, mas é significante pra caramba na natação, 1 centésimo de segundo, várias provas nas Olimpíadas foram vencidas por 1 centésimo, tem prova em que os caras empataram, então o Bruno está indo ali no mínimo detalhe que vai fazer total diferença pra ele", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.