Manifestantes protestam contra Olimpíadas e gritos ecoam em estádio vazio
Enquanto o clima era de festa e celebração dentro do Estádio Olímpico de Tóquio na cerimônia de abertura das Olimpíadas, fora da arena manifestantes japoneses se reuniram para protestar contra a realização dos jogos na capital do país asiático. A solenidade pediu para que os presentes fizessem um minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19, mas os gritos dos ativistas ecoaram pelo estádio vazio.
Atualmente, o Japão está em estado de emergência e o evento esportivo sofre forte resistência desde que foi confirmado. A população teme uma forte onda de coronavírus e a chegada de novas variantes. De acordo com pesquisa do jornal Asahi Shimbun, 43% dos entrevistados desejam o cancelamento dos Jogos e outros 40% pedem o adiamento. Apenas 14% da população defende as Olimpíadas.
Além do cancelamento da Olimpíada, os manifestantes japoneses direcionam críticas aos envolvidos na organização, principalmente Thomas Bach, presidente do COI. Um dos ativistas disse à reportagem que os protestos devem continuar ao longo dos Jogos já em andamento. Uma fã australiana, por outro lado, afirmou que quis assistir à cerimônia ainda que à distância, mas que ficou frustrada pois os protestos foram um balde de água fria.
Uma chuva fraca começou a dispersar os manifestantes, que foram deixando os arredores do Estádio Olímpico com cerca de uma hora de cerimônia. Apesar de aglomerados, todos usavam máscaras de proteção sanitária e não entraram em confronto com o forte policiamento presente.
Antes do início da cerimônia, por outro lado, cidadãos japoneses se reuniram no percurso que levou os ônibus de credenciados à arena para saudar e celebrar a chegada de todos envolvidos no evento. Crianças e adultos acenaram com bandeiras e símbolos de Tóquio-2020 e pediam fotos à imprensa internacional.
As crianças pediam pins olímpicos e alguns fãs usavam adereços dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.