Topo

Em alta na olímpica e alvo do Bayern, Antony já entrou até no radar de Tite

Antony foi titular e participou de jogada de gol na abertura das Olimpíadas contra a Alemanha - Lucas Figueiredo/CBF
Antony foi titular e participou de jogada de gol na abertura das Olimpíadas contra a Alemanha Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

24/07/2021 17h01

Passada a goleada por 4 a 2 sobre a Alemanha, a seleção brasileira entra em campo amanhã (25), às 5h30, contra a Costa do Marfim, na tentativa de encaminhar sua classificação para as quartas de final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre vários nomes badalados da equipe, o do atacante Antony é o que frequenta mais manchetes nos últimos dias.

O camisa 11 da seleção olímpica foi sondado pelo Bayern de Munique-ALE. O Ajax-HOL, clube que ele defende atualmente, só fecha negócio por uma proposta na casa de 30 milhões de euros (R$ 183 milhões), como mostrou o UOL Esporte. Este momento de alta de Antony não diz respeito apenas ao mercado da bola. Ele é uma peça valorizada no time dirigido por André Jardine e já faz parte até do radar de observações da comissão técnica da seleção principal, que volta a se reunir em pouco mais de um mês para as Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.

Existe a perspectiva de que caso Antony tenha um bom desempenho nas Olimpíadas pinte uma chance na próxima convocação. O começo já foi promissor: contra a Alemanha, ele deu passe para Richarlison no lance do primeiro gol do Brasil que desmontou a zaga adversária (veja abaixo a partir de 4s). Segundo as estatísticas, Antony também acertou dois lançamentos, teve 70% de precisão nos passes, finalizou três vezes, acertou um drible e levou a melhor em metade de seus duelos no um contra um.

Ele foi substituído aos 28 minutos do segundo tempo por Paulinho, que fez o quarto gol do Brasil já nos acréscimos.

Olimpíadas: Seleção Brasileira vence Alemanha por 4 a 2

O nome de Antony já circula nos bastidores da comissão técnica da seleção principal desde antes da Olimpíada. O bom desempenho na temporada 2020/2021 no futebol holandês chamou atenção. Foram 46 partidas, quase sempre pela ponta direita, com dez gols e dez assistências. Ele foi titular em toda a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa - inclusive contra o Liverpool em Anfield, quando criou duas chances importantes de gol para o Ajax e se destacou mesmo com a derrota do seu time por 1 a 0.

Antony - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Antony durante treino da seleção olímpica no Japão
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

De 2020 para cá, Tite já deu chances para Rodrygo e Vini Jr, do Real Madrid, como pontas jovens com características parecidas às de Antony para disputar posição com os afirmados Gabriel Jesus, Richarlison e Éverton Cebolinha. Nenhum deles convenceu até o momento.

Para estar mais próximo dessa convocação à seleção principal, o atacante revelado no São Paulo se mobilizou para ser liberado para as Olimpíadas, o que não era um desejo da diretoria do Ajax e do técnico Erik ten Hag.

À disposição de Jardine para o jogo de amanhã contra a Costa do Marfim, o atacante de 21 anos tenta mostrar que essa insistência valeu a pena.

FICHA TÉCNICA
BRASIL x COSTA DO MARFIM

Competição: Jogos Olímpicos de Tóquio, 2ª rodada do Grupo D
Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão)
Data/hora: 25 de julho de 2021 (domingo), às 5h30 (de Brasília)
Árbitro: Ismael Elfath (Estados Unidos)
Assistentes: Corey Parker e Kyle Atkins (ambos dos Estados Unidos)
VAR: Edvin Jurisevic (Estados Unidos)

BRASIL: Santos; Daniel Alves, Diego Carlos, Bruno Fuchs (Nino) e Guilherme Arana; Gabriel Menino (Douglas Luiz), Bruno Guimarães e Claudinho; Antony, Matheus Cunha e Richarlison. Técnico: André Jardine.

COSTA DO MARFIM: Tape Ira; Singo, Dabila, Eric Bailly e Ismael Diallo; Doumbia, Kouassi, Max Gradel, Franck Kessie e Amad Diallo; Kouame. Técnico: Soualiho Haidara.