Topo

Olimpíadas: Ítalo Ferreira vence Stairmand e está nas quartas do surfe

Adriano Wilkson

Do UOL, em Ichinomiya (Japão)

26/07/2021 04h12

Ítalo Ferreira está nas quartas de final do surfe masculino nas Olimpíadas de Tóquio. O campeão mundial de 2019 venceu sua bateria nas oitavas de final contra o neozelandês Billy Stairmand nesta segunda-feira (26), na praia de Tsurigasaki, em Chiba.

O potiguar terminou com 14.54 pontos no somatório, enquanto seu adversário somou 9.67.

Com o resultado, Ítalo enfrentará Hiroto Ohhara nas quartas de final. O japonês venceu o peruano Miguel Tudela por 10 a 9.63. A bateria, que definirá um dos semifinalistas, acontecerá ainda hoje.

"No início da bateria eu estava meio perdido, mas depois eu consegui surfar algumas ondas. É acordar amanhã e estar preparado pra qualquer coisa", afirmou o brasileiro.

A bateria

O duelo começou com muita intensidade. Nos minutos iniciais, Stairmand ficou na frente do brasileiro com 3.50 a 2.67. Porém, após uma onda longa, Ítalo assumiu o topo e ficou na frente com 7.50 a 6.77.

Após os dez minutos iniciais, o neozelandês se arriscou um pouco mais e tentou alguns aéreos, mas não teve sucesso nas execuções. Faltando cerca de 17 minutos, Ítalo também tentou responder, mas não teve a melhor das ondas para arriscar.

Faltando cerca de 12 minutos, Ítalo e Billy não tiveram oportunidades com o mar agitado, o que dificultou a ação dos atletas.

Na reta final, Ítalo conseguiu um aéreo e aumentou a diferença para o adversário. Restando apenas 10 minutos para o fim da bateria, o potiguar conseguiu 10.50. Logo em seguida, brilhou mais uma vez, o que deixou sua nota em 12.84.

A resposta de Billy veio com uma boa pontuação e nota de 9.67, mas não foi o bastante para derrotar Ítalo.

Silvana Lima segue na disputa

A surfista brasileira Silvana Lima está nas quartas de final dos Jogos de Tóquio. A cearense de 36 anos venceu nesse domingo (25) a bateria contra portuguesa Teresa Bonvalot e agora enfrentará a tetracampeã mundial Carissa Moore, dos Estados Unidos, na próxima fase dos Jogos de Tóquio. Em contrapartida, a outra brasileira do surfe, Tatiana Weston-Webb, foi derrotada por Amuro Tsuzuki, do Japão, e deu adeus às Olimpíadas.

Medina nas quartas de final

Gabriel Medina está nas quartas de final do surfe masculino nas Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro venceu sua bateria nas oitavas de final contra o australiano Julian Wilson na praia de Tsurigasaki, em Chiba.

Medina terminou com 14,33 pontos no somatório (7,50 e 6,83) em suas duas melhores ondas, enquanto o australiano somou 13,00 pontos (6,83 e 6,17).