Matheus Henrique ganha vaga e elogio na seleção olímpica: "Altíssimo nível"
André Jardine definiu a escalação da seleção brasileira masculina com apenas uma mudança para enfrentar a Arábia Saudita amanhã (28), às 5h, pela terceira rodada da fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio, em Saitama. O empate classifica o Brasil para as quartas de final. Suspenso pela expulsão contra a Costa do Marfim na rodada passada, Douglas Luiz dá vaga para Matheus Henrique no meio-campo.
O volante do Grêmio foi capitão em boa parte do ciclo olímpico sob o comando de Jardine, mas perdeu a posição, não saiu do banco contra a Alemanha e nem sequer foi relacionado na rodada passada. Testado como titular no treino de hoje (27), no CT da seleção japonesa, agradou e vai ter a chance. O treinador encheu o comandado de elogios e disse que sua entrada representa uma mudança na forma de jogar da equipe.
"O Matheus é um jogador muito importante aqui no processo olímpico, um dos atletas que tem maior número de convocações, mais minutos, quase sempre titular quando esteve com a gente, já foi capitão e tem um entrosamento ótimo com o Bruno Guimarães, é uma reedição da dupla titular do Pré-Olímpico. Só muda um pouco a dinâmica, porque o Douglas Luiz é mais defensivo, um volante que tem característica de marcação mais forte, mas quando joga Matheus com Guimarães acabamos invertendo a função", disse André Jardine, antes de explicar:
Quem joga mais centralizado e por trás, perto dos zagueiros para fazer a saída de bola, é o Guimarães, com o Matheus de segundo volante com alguma liberdade para se somar à frente, fazendo cobertura especialmente do Arana e trazendo uma característica própria dele de controle, capacidade de ler bem o jogo, de errar pouco passe e ter boas decisões, porque sempre jogou em altíssimo nível."
Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Matheus Henrique e Claudinho; Antony, Matheus Cunha e Richarlison é a escalação confirmada para enfrentar a Arábia Saudita.
A seleção brasileira é líder do Grupo D das Olimpíadas com quatro pontos. É a mesma pontuação da Costa do Marfim, mas com dois gols de saldo contra um. O time avança em caso de vitória ou empate, mas pode passar de fase mesmo perdendo, a depender do resultado do jogo entre Alemanha e Costa do Marfim também às 5h, em Miyagi. Só a Arábia Saudita, que perdeu as duas, não tem mais chance de classificação.
"É um jogo dificílimo, não temos expectativa de facilidade, não tem almoço de graça. Será um jogo duro, que para nós vale a classificação e nossa ambição de sair em primeiro na chave, mas temos certeza que a Arábia jogará por seus objetivos, porque tem uma equipe organizada com jogadores de ataque perigosos. Será um jogo mais franco, as defesas vão trabalhar mais e os atacantes terão mais espaço, com drible e terço final dos dois lados. Acho que será jogo bom de ver", diz Jardine, cauteloso.
Caso se classifique em primeiro lugar, o Brasil enfrenta o segundo colocado do Grupo C, que neste momento é a Austrália.
FICHA TÉCNICA
ARÁBIA SAUDITA x BRASIL
Competição: Jogos Olímpicos de Tóquio, 3ª rodada do Grupo D
Local: Estádio Saitama, em Saitama (Japão)
Data/hora: 28 de julho de 2021 (quarta-feira), às 5h (de Brasília)
Árbitro: Bamlak Tessema (Etiópia)
Assistentes: Mohammed Ibrahim (Sudão) e Gilbert Cheruiyot (Quênia)
VAR: Benoit Millot (França)
ARÁBIA SAUDITA: Al-Rubaie; Abdulhamid, Al-Amri, Hindi e Al-Shahrani; Ali Al-Hassan, Al-Faraj, Al-Khulaif, Sami Al-Naji e Al-Dawsari; Al-Hamddan. Técnico: Saad Al-Shehri.
BRASIL: Santos; Daniel Alves, Nino, Diego Carlos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Matheus Henrique e Claudinho; Antony, Matheus Cunha e Richarlison. Técnico: André Jardine.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.