Superado, Hugo Hoyama celebra resultado de Hugo Calderano nas Olimpíadas
Ao vencer o coreano Jang Woo-jin nesta terça-feira (27), Hugo Calderano se classificou às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio e se tornou o mesa-tenista brasileiro com a melhor campanha na história da competição. Há cinco anos, no Rio, Calderano havia chegado às oitavas e igualado feito conquistado por Hugo Hoyama, um dos grandes nomes da modalidade, em Atlanta-1996.
Atualmente, Hoyama é técnico da seleção feminina de tênis de mesa e pôde ver de perto o xará avançar uma casa no desenvolvimento do esporte. E a torcida é para que Calderano consiga dar passos ainda maiores.
"Eu estou muito feliz por esta vitória. Mostra que, quando se faz um trabalho bem feito, com todo o suporte necessário, as chances aparecem. E ele está preparado para agarrar. Foi um grande passo para o tênis de mesa brasileiro e tem mais ainda. Tenho certeza que o Hugo tem totais condições de seguir lutando, seguir para conquistar mais vitórias. Eu estou muito feliz mesmo! Agora, é continuar torcendo", disse Hoyama, ao UOL Esporte.
"Hugo está com uma cabeça muito boa, está bastante confiante. A gente tem de passar energia positiva", completou.
O resultado conquistado por Hugo Hoyama nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, além de um marco para o tênis de mesa do Brasil, teve um grande peso pessoal para o mesa-tenista. Pouco menos de um mês antes do torneio, ele perdeu o amigo e parceiro de seleção Claudio Kano, que sofreu um acidente fatal de moto. O hoje técnico alcançou as oitavas vencendo o sueco Jorgen Persson, apontado como um dos candidatos à medalha de ouro, e terminou na nona colocação.
"Foi um momento muito duro, mas fui para Atlanta com o pensamento de jogar por ele, e, felizmente, consegui o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos", afirmou Hoyama em seu site oficial.
Nesta edição dos Jogos Olímpicos, além de Calderano, Gustavo Tsuboi também disputou as oitavas. Foi a primeira vez que o Brasil teve dois representantes nesta fase do torneio.
Nome importante no tênis de mesa, Hugo Hoyama é o terceiro atleta brasileiro com mais medalhas em Jogos Pan-Americanos, atrás dos nadadores Thiago Pereira e Gustavo Borges. Entre 1987 e 2011, ele chegou ao pódio em 15 oportunidades, com 10 ouros, uma prata e quatro bronzes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.