Topo

Com vitória de Abner no boxe, Brasil garante a 8ª medalha nas Olimpíadas

Abner Teixeira comemora vitória nas quartas de final do boxe peso pesado - Buda Mendes/Getty Images
Abner Teixeira comemora vitória nas quartas de final do boxe peso pesado Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em Tóquio

30/07/2021 08h45

A vitória do boxeador Abner Teixeira nas quartas de final dos peso pesado dá uma certeza ao torcedor brasileiro: a oitava medalha está garantida. Falta saber qual será. Como o boxe olímpico não possui uma luta de terceiro lugar, isso significa que todos os classificados à semifinal já estão garantidos no pódio.

Caso Abner seja derrotado pelo cubano Julio de la Cruz na próxima terça-feira (3), a medalha de bronze será dele. Se ele vencer, terá a luta da final para definir se conquistará a medalha de prata ou de ouro.

Por conta da indefinição, essa medalha ainda não será computada no quadro de medalhas.

Até terça, quando Abner subirá ao ringue novamente, o Brasil terá outras possibilidades de subir ao pódio. No sábado (31) começam as disputas do skate park, e no domingo (01), Rebeca Andrade terá mais uma final na ginástica, dessa vez só pelo aparelho solo.

Atualmente, o Brasil tem sete medalhas, com um ouro, três pratas e três bronzes. O único lugar mais alto do pódio, até aqui, foi de Ítalo Ferreira, no surfe. Kelvin Hoefler, no skate street masculino, Rayssa Leal, no skate street feminino, e Rebeca Andrade, na ginástica artística feminina, ficaram com a segunda colocação.

Já os três bronzes vieram com Daniel Cargnin, na categoria até 66kg no judô masculino, Fernando Scheffer, nos 200 metros estilo livre da natação masculina, e Mayra Aguiar, na categoria até 78kg no judô feminino.