Brasil fica sem pódio no vôlei de praia pela 1ª vez na história olímpica
Com a eliminação de Alison e Álvaro nas quartas de final, o Brasil acabou com sua única chance de medalha no vôlei de praia das Olimpíadas de Tóquio. A dupla masculina era a última restante entre as quatro parcerias brasileiras nestes Jogos. Com isso, esta se torna a primeira Olimpíada da história sem Brasil no pódio da modalidade.
O Brasil sempre esteve representado entre os três melhores do vôlei de praia desde os Jogos de Atlanta em 96, quando a modalidade foi incluída no programa olímpico. Com as eliminações de Ana Patrícia e Rebecca e de Ágatha e Duda em Tóquio, será a primeira vez que o país não contará com uma dupla feminina medalhista desde os Jogos de Pequim, em 2008.
Ágatha e Duda —a primeira foi medalhista na Rio-2016, com Bárbara— eram a principal esperança no vôlei de praia feminino em Tóquio. Elas foram eliminadas nas oitavas de final pelas alemãs Laura Ludwig e Margareta Kozuch.
Entre os homens, o Brasil sobe no pódio desde 2000, em Sydney, com direito a dobradinhas como a prata de Márcio e Fábio e o bronze de Ricardo e Emanuel nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Alison e Álvaro estavam bem na disputa de Tóquio. Eles venceram dois dos três jogos na fase preliminar —perderam apenas para os Estados Unidos, por 2 sets a 1, em jogo equilibrado. Nas oitavas, derrotaram a dupla mexicana formada por José Luis Rubio Camargo e José Gaston Gaxiola Leyva com tranquilidade, por 2 sets a 0.
Apesar disso, eles acabaram perdendo para os letões Edgar Tocs e Martins Plavins, os mesmos que não deram chances aos brasileiros Bruno Schmidt e Evandro e venceram as oitavas por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/18. Na noite desta terça-feira (no Brasil), os adversários não tiveram dificuldades para repetir o placar, mas com parciais de 21/16 e 21/19, em 43 minutos de partida.
Veja o histórico de medalhas do Brasil no vôlei de praia em Olimpíadas:
Atlanta-1996
Feminino:
Ouro (Jaqueline e Sandra) e prata (Mônica e Adriana)
Sydney-2000
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda) e bronze (Adriana e Sandra)
Masculino:
Prata (José Marcos e Ricardo)
Atenas-2004
Feminino:
Prata (Adriana Behar e Shelda)
Masculino:
Ouro (Ricardo e Emanuel)
Pequim-2008
Masculino:
Prata (Márcio e Fábio) e bronze (Ricardo e Emanuel)
Londres-2012
Feminino:
Bronze (Juliana e Larissa)
Masculino:
Prata (Alison e Emanuel)
Rio-2016
Feminino:
Prata (Ágatha e Barbara)
Masculino:
Ouro (Alison e Bruno Schmidt)
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.