Topo

Sifan Hassan conquista segundo ouro em Tóquio; 3ª medalha nas Olimpíadas

Sifan Hassan conquista o ouro nos 5.000m das Olimpíadas de Tóquio - Ryan Pierse/Getty Images
Sifan Hassan conquista o ouro nos 5.000m das Olimpíadas de Tóquio Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2021 10h04

Sifan Hassan conquistou mais um ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Na final dos 10000m final disputada na manhã deste sábado, 07. A holandesa venceu a prova com o tempo de 29m55s32.

Após a dissolução dos pelotões, Letesenbet Gidey assumiu a ponta da prova e impôs velocidade, mas nos metros finais da disputa acabou não aguentando o ritmo. Hassan deu um sprint final e não deu chances para suas adversárias.

Essa é sua terceira medalha nestes Jogos Olímpicos. Hassan também garantiu o ouro nos 5000m e o bronze nos 1500m.

O pódio ficou completo com Kalkidan Gezahegne, do Bahrain, com a prata (29m56s18) e Letesenbet Gidey, da Etiópia, com o bronze (30m01s72).

Recorde olímpico nos 1500m

O jovem Jakob Ingebrigtsen bateu o atual campeão mundial de 2019,Timothy Cheruiyot, e conquistou a prova. Com o tempo de 3m28s32, o norueguês quebrou o recorde olímpico que era de Abel Kipsang, que havia conquistado na semifinal destes Jogos.

Cheruiyot foi superado nos metros finais da prova e ficou com a medalha de prata (3m29s01). Já o bronze ficou com o britânico Josh Kerr (3m29s05).

Ouro inédito para a Índia

Pela primeira vez na história a Índia conquistou uma medalha de ouro no atletismo. Neeraj Chopra, de apenas 23 anos, venceu a prova com um lançamento de 87m58. As outras duas vagas do pódio ficaram com a República Tcheca, a prata com Jakub Vadlejch (86m67) e o bronze com Vitezslav Vesely (85m44).

Soberania americana no 4x400m

Feminino:
As americanas Sydney Mclaughlin, Allyson Felix, Dalilah Muhammad e Athing Mu dominaram a prova do revezamento 4x400m do começo ao fim e garantiram o ouro na manhã de hoje. Esse é o oitavo ouro consecutivo dos EUA nesta prova. Além disso, Felix se torna a mulher mais vitoriosa do atletismo, com 11 medalhas.

O pódio ficou completo com as polonesas - Natalia Kaczmarek, Iga Baumgart-Witan, Malgorzata Holub-Kowalik e Justyna Swiety-Ersetic - ficaram com a prata. Já o bronze foi para as jamaicanas - Roneisha McGregor, Janieve Russell, Shericka Jackson e Candice McLeod.

Masculino:
Os americanos Michael Cherry, Michael Norman, Bryce Deadmon e Rai Benjamin lideraram a prova do revezamento 4x400m de ponta a ponta e conquistaram o ouro na manhã de hoje.

Num final fabuloso de prova, a Holanda leva a medalha de prata com os atletas: Liemarvin Bonevacia, Terrence Agard, Tony van Diepen e Ramsey Angela. Já o bronze ficou com a Botswana: Isaac Makwala, Baboloki Thebe, Zibane Ngozi e Bayapo Ndori.

Ouro para a Rússia

No salto em altura feminino, a atleta do Comitê Olímpico Russo Mariya Lasitskene levou o ouro ao ultrapassar os 2m04 na final deste sábado, 07. A prata ficou com a australiana Nicola McDermott, que liderou os saltos na maior parte da prova, e a ucraniana Iryna Gerashchenko ficou com o bronze.