Topo

Treinadora alemã é expulsa dos Jogos por agredir cavalo do pentatlo moderno

Annika Schleu, da Alemanha, na prova do hipismo do pentatlo moderno - Ivan Alvarado/Reuters
Annika Schleu, da Alemanha, na prova do hipismo do pentatlo moderno Imagem: Ivan Alvarado/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2021 07h21Atualizada em 07/08/2021 15h12

A União Internacional do Pentatlo Moderno lamentou o caso que terminou na expulsão de Kim Raisner das Olimpíadas de Tóquio. A treinadora alemã foi vista agredindo o cavalo que a sua comandada Annika Schleu montou em uma das provas da modalidade nos Jogos.

A atitude da profissional foi vista como violação de regras da competição da UIPM, aplicadas a todas as competições reconhecidas da modalidade, incluindo os Jogos Olímpicos.

No pentatlo moderno, os atletas disputam a prova de hipismo e em 20 minutos de apresentação precisam se acostumar com um cavalo que nunca foi usado por eles, o que pode causar dificuldades

Depois de não completar a apresentação no hipismo, Schleu, que terminou em quarto na Rio 2016, acabou a competição na 31ª posição. Demonstrando muita decepção com o resultado, a atleta não segurou as lágrimas.

Veja o comunicado na integra

"O Conselho Executivo da UIPM (EB) deu um cartão preto à técnica da seleção alemã Kim Raisner, desqualificando-a do restante dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

O EB analisou o vídeo que mostrava a Sra. Raisner aparecendo para golpear o cavalo Saint Boy, montado por Annika Schleu (GER), com seu punho durante a disciplina de Equitação da competição Feminina de Pentatlo Moderno.

Suas ações foram consideradas como uma violação das Regras de Competição da UIPM, que são aplicadas a todas as competições reconhecidas de Pentatlo Moderno, incluindo os Jogos Olímpicos.

A decisão do EB foi tomada hoje no Estádio de Tóquio, antes do reinício da competição do Pentatlo Moderno Masculino."