SporTV abre Paralimpíadas com transmissão para cego ver
O SporTV abriu suas primeiras transmissões dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio com apresentadores e comentaristas realizando autodescrição, em modelo que visa torná-las acessíveis para deficientes visuais. Da mesma forma que intérpretes de libras permitem que deficientes auditivos tenham acesso ao que é falado, a autodescrição, para os cegos, permite entender o que se passa no vídeo.
A primeira a fazer isso foi a narradora Natália Lara, que abriu a transmissão do duelo entre Brasil e Lituânia no golball dizendo que ela é uma mulher branca, de óculos e cabelos encaracolados, que estava sentada em uma mesa branca do lado esquerdo da tela. Depois, a comentarista Carla da Mata fez o mesmo.
Durante o jogo em si, Natália se esforçou em descrever em detalhes o que acontecia em cada lance, dizendo se o arremesso saía da mão direita ou esquerda, se era paralelo ou na diagonal, e qual a técnica utilizada. Na transmissão, ela explicou que essa era uma forma de permitir que deficientes visuais, como os que participavam do jogo, pudessem acompanhar o confronto, que abria a transmissão das Paralimpíadas.
Depois, o narrador Márcio Meneghini também iniciou a transmissão da natação fazendo uma autodescrição, sendo seguido pelo ex-nadador Clodoado Silva. O SporTV está exibindo o evento pelo seu segundo canal, o SporTV 2.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.