Atleta mais jovem do atletismo brasileiro, Jardênia conquista bronze
A atleta mais jovem da delegação do atletismo brasileiro nas Paralimpíadas, Jardênia Felix, conquistou a medalha bronze na final dos 400m T20 (para atletas com deficiências intelectuais) nesta terça-feira (31). Aos 17 anos, ela se consagrou em Tóquio e voltará para casa com uma medalha paralímpica no peito após correr a prova no tempo de 57s43.
A medalha de ouro ficou com a norte-americana Breanna Clark, que bateu o recorde mundial, com 55s18, e a prata ficou com Yuliia Shuliar, com o tempo 56s18. Jardênia alcançou a melhor marca de sua por enquanto breve e promissora carreira.
Natural de Natal (RN), ela praticou outros esportes enquanto criança e já era atleta de atletismo quando seu treinador notou que ela tinha dificuldade de manter a atenção e apresentava também dificuldades de aprendizagem. Após realizar testes neurológicos, em 2017 ela foi diagnosticada como deficiente intelectual, o que a credencia a participar de provas paralímpicas na classe T20.
O sucesso dela foi rápido. Logo se destacou em Jogos Escolares e, em 2019, faturou duas medalhas de bronze no INAS Global Games, competição paralímpica voltada para atletas deficientes intelectuais. Além disso, ela foi prata nos 400m e ouro no salto em distância no Mundial de Jovens do mesmo ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.