Topo

Nathan Torquato vence a 3ª luta em Tóquio e está na final do taekwondo

Nathan Torquato está na final do parataekwondo nas Paralimpíadas de Tóquio - Rogério Capela/CPB
Nathan Torquato está na final do parataekwondo nas Paralimpíadas de Tóquio Imagem: Rogério Capela/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2021 06h43

Nathan Torquato venceu a sua semifinal pela categoria 61kg, da classe K44 (para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores) do taekwondo nas Paralimpíadas de Tóquio e se classificou para a disputa do ouro. Ele enfrentou o italiano Antonino Bossolo e saiu vitorioso por 37 a 34, no placar.

O brasileiro, assim, vai disputar a final logo na estreia da modalidade no programa paralímpico, após vencer três lutas nesta quinta-feira. O combate decisivo está marcado para as 9h15 (horário de Brasília).

O atleta dominou os dois primeiros rounds, vencidos por 6/4 e 18/9. O terceiro começou mais tenso, mas com vantagem para Nathan. Antonino foi para o tudo ou nada, e conseguiu uma vitória com sete pontos de diferença, por 21/13, mas não foi suficiente para reverter a sua desvantagem.

Nathan Torquato disputará a final com o vencedor da outra semifinal, a luta entre o russo Daniil Sidorov e Mohamed Elzayat, do Egito. De qualquer forma, o paulista de Praia Grande, de 20 anos, já garantiu ao menos a medalha de prata para o Brasil.

Nas quartas de final, Nathan conquistou uma importante vitória sobre o japonês Mitsuya Tanaka, por 58/24, sobrando na luta. Antes, na sua estreia, o medalhista de ouro no Parapan de 2019 havia superado Parfait Hakizimana, nascido no Burundi e da equipe de refugiados, por 27 a 4.