Fernando Rufino é ouro na classe VL2 da canoagem velocidade
Fernando Rufino conquistou a primeira medalha de ouro da canoagem brasileira nas Paralimpíadas de Tóquio. O "Cowboy de Aço" liderou de ponta a ponta a final dos 200 metros Va'a da classe VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada) para garantir o seu título no fim da noite desta sexta-feira (no horário de Brasília).
Com o triunfo de Fernando, o Brasil voltou a somar 21 medalhas de ouro conquistadas em Tóquio, horas depois de Thiago Paulino perder a sua dourada no arremesso de peso da classe F57, depois de revisão da prova.
Assim, a delegação igualou o número de ouros da equipe nos Jogos de Londres, em 2012, até então um recorde brasileiro nas Paralimpíadas.
Competindo na raia 5, Fernando saiu na frente logo nos primeiros metros, e garantiu o ouro ao completar a prova em 53s077, sua melhor marca pessoal.
Natural de Itaquiraí (MS), Fernando, de 36 anos, já havia participado da disputa do KL2 em Tóquio, ficando na sexta colocação. Agora, então, o "Cowboy de Aço" faturou o seu primeiro ouro paralímpico.
A medalha de prata da prova ficou com o norte-americano Steven Haxton (55s093) e o bronze foi para o português Norberto Mourão (55s365).
Medalhista de prata nos 200m do caiaque da classe KL1 (para atletas que usam somente os braços na remada), Luis Carlos Cardoso também participou da final do Va'a, e terminou na sétima colocação, com 56s390.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso