Topo

COB fecha delegação para Paris com 277 atletas e mais mulheres que homens

Delegação da ginástica artística do Brasil antes do embarque para Paris Imagem: Marina Ziehe/COB

Do UOL, em São Paulo

11/07/2024 04h00

O Time Brasil terá em Paris uma participação recorde de mulheres, que pela primeira vez serão maioria na delegação nacional. Os Jogos Olímpicos verão 277 atleta do país, em 39 modalidades, sendo 153 mulheres — 55% do total.

"É bom ver a grandeza das mulheres do Brasil, desempenhando bem em várias modalidades, algumas até que a gente nem falava. Acho que é oportunidade que veio com as Olimpíadas do Rio, é um momento muito importante para o esporte brasileiro. É gratificante saber que consegui fazer parte desse feito", diz Rafaela Silva, do judô.

Relacionadas

Para o COB, o aumento da participação feminina é fruto do trabalho em parceria com as confederações desde os Jogos do Rio. "Há dois ciclos olímpicos, após ser identificada uma oportunidade de crescimento do esporte feminino, o COB começou a investir especificamente nas mulheres. Não só atletas, mas também para tentar aumentar o número de treinadoras e gestoras", comentou Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do comitê.

E não é apenas na quantidade, mas também na qualidade: a expectativa é que as mulheres também conquistem mais pódios que os homens, assim como já ocorreu no Pan de Santiago em 2023. Vale lembra que esta edição das Olimpíadas será a primeira com igualdade de gênero, ou seja, o mesmo número de atletas homens e mulheres.

"Existe uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. Temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional", afirma Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e Chefe da Missão Paris 2024.

Esportes coletivos

A classificação das mulheres no futebol, vôlei, handebol e rúgbi foi fundamental para o crescimento do time feminino, enquanto os homens só garantiram vaga no vôlei e basquete nos esportes coletivos. E até pela ausência de algumas equipes, a delegação de Paris será menor que a da última edição, em Tóquio, quando o Brasil teve 301 atletas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COB fecha delegação para Paris com 277 atletas e mais mulheres que homens - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas