Equipe de Daniel Nascimento se diz preocupada com saúde mental após doping
A assessoria de comunicação de Daniel Nascimento soltou nota há pouco, na tarde desta terça-feira (16), revelando preocupação com a saúde mental do atleta depois da comunicação de que ele foi suspenso por doping, um dia antes.
"[Este é] o maior obstáculo que ele já enfrentou na vida e na carreira. A saúde mental é importante para qualquer profissional, de qualquer área, desempenhar, e Daniel convive com traumas e problemas mentais que o levaram ao seu pior estágio nos últimos meses", disse uma postagem no Instagram dele.
"O abalo é imenso e nosso dever é dar o suporte para uma recuperação psicológica trazendo de novo o sorriso que encantou o mundo em Tóquio-2020. Porém, a comunicação com o atleta está praticamente nula e todos os nossos esforços estão concentrados em ajudá-lo com tratamento adequado", continua a postagem.
A equipe de Daniel cita que ele passou por diversos exames antidoping no ano, todos negativos até este do dia 4 de julho, mas que isso é "irrelevante" no momento. "A importante 'medalha' para o Brasil será resgatar o Daniel Nascimento para uma vida saudável novamente. Por isso pedimos a empatia e a oração de todos os amigos, fãs e admiradores, para que tudo fique bem o quanto antes", encerra a nota.
Daniel nunca disse publicamente os reais motivos de ter abandonado a carreira antes dos 20 anos, quando era um promissor corredor de provas de fundo de pista, morando e treinando em Campinas. Em diferentes entrevistas, citou lesões e depressão.
Desde que retornou ao atletismo, como maratonista, tem uma carreira inconstante. Trocou diversas vezes de treinador e assessoria de imprensa e chegou a se oferecer para competir pela China. Após se mudar para o Quênia, passou a ter contato ainda mais raro com a confederação de atletismo ou com o COB.
O que circulava no atletismo, porém, era que Daniel vivia uma fase depressiva. Antes dele, sua esposa, Grazi Zarri, foi suspensa por doping, em suspensão anunciada pelo Quênia no fim do mês passado, dias antes de ele ser submetido a teste antidoping no Rio e, desta vez, ser pego.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.