Filipe Toledo desabafa sobre saúde mental após pausa: 'Não somos máquinas'

Filipe Toledo abandonou as competições de surfe em fevereiro de 2024 para cuidar da saúde mental e se preparar para as Olimpíadas de Paris. Ele desabafou sobre o assunto e disse ter acertado na decisão.

O que ele disse

"Eu precisava falar sobre isso e mostrar ao mundo como é difícil. Todo esporte deve dar atenção à saúde mental. As pessoas começam super jovens, por tantos anos fazendo a mesma coisa, isso se torna estressante. E quanto mais falamos sobre isso, mais fácil fica, então estou feliz por ser alguém que fala sobre isso e defende essa bandeira." Filipe Toledo, em entrevista ao Olympics.com

O que aconteceu

Há cinco meses Filipinho anunciava uma pausa na carreira, mesmo já com a vaga garantida aos Jogos de Paris. Ele tomou a decisão ao final da primeira etapa do tour mundial 2024, realizado no Havaí.

Apesar de títulos e conquistas, raramente passava tempo com a família. Esse foi um dos motivos para Toledo decidir dar um tempo.

O brasileiro compete há 14 anos como profissional e foi considerado o melhor surfista do mundo em 2022 e 2023.

"Aos quinze anos, me tornei surfista profissional e desde então, isso é a única coisa que faço na vida", iniciou. "Claro, isso me trouxe tantas coisas bonitas e incríveis. Mudou minha vida. Mudou a vida da minha família e eu não me arrependo. Mas com tudo isso, à medida que o esporte cresce, há mais atenção, há mais pressão", continuou.

"Simplesmente senti que, ok, eu preciso cuidar de mim mesmo para que eu possa voltar mais forte e ainda competir por mais cinco, seis anos, do que apenas passar pelos sentimentos deste ano, lutar contra isso e depois talvez não conseguir fazer isso por mais três anos." Filipe Toledo

Paris 2024

A equipe brasileira de surfe para os Jogos é composta por seis atletas: Gabriel Medina, Tati Weston-Webb, João Chianca, Luana Silva, Filipe Toledo e Tainá Hickel.

Continua após a publicidade

A modalidade estreia em Paris no próximo sábado (27), a partir das 14h (de Brasília). A disputa vai até o dia 30, mas pode se estender por conta das condições climáticas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.