Olimpíada: Quem é o atleta holandês condenado por estupro de menor de idade
Oito anos após ser condenado por estupro de uma menina, o holandês Steven van de Velde competirá no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Paris.
Quem é ele
Van de Velde tem 29 anos e vai para a sua estreia nas Olimpíadas. Sua primeira partida será no dia 28 de julho, pelo Grupo B, contra os italianos Ranghieri e Carambula.
Ele é o 11º colocado no ranking olímpico masculino junto de sua dupla, Matthew Immers. Os dois formam parceria desde agosto do ano passado e se sagraram campeões em Chiang Mai, em novembro.
Ficou em segundo na etapa de Brasília deste ano. A dupla holandesa foi derrotada na final pelos brasileiros Evandro e Arthur, que ocupam a oitava posição no ranking.
Tem o apoio tanto da Federação de Vôlei quanto do Comitê Olímpico da Holanda. As entidades decidiram dar a ele uma segunda chance, após ele ter passado por uma processo supervisionado, e se embasam, segundo eles, na opinião de especialistas que consideram nula a chance de reincidência.
O jogador participa de torneios internacionais desde 2017. Ele foi condenado por estupro na Inglaterra no ano anterior, mas foi transferido para a Holanda e teve a sentença alterada para "fornicação", com pena reduzida.
Ele se classificou para os Jogos oito anos após ouvir do juiz que o sentenciou que seu sonho olímpico estava destruído. "Antes de vir para este país, você estava treinando como um atleta olímpico em potencial. Suas esperanças de representar seu país agora estão como um sonho despedaçado", disse na época Francis Sheridan, de acordo com o jornal The Telegraph
Ficará fora da Vila Olímpica de Paris. A decisão foi tomada em consenso entre o atleta e a entidade olímpica de seu país. Ele também não atenderá à imprensa.
É casado e tem um filho de dois. Sua esposa é a alemã Kim Behrens, que também é jogadora de vôlei de praia, mas que não se classificou para Paris.
O caso
Van de Velde se relacionou sexualmente com uma menina de 12 anos em 2014, quando tinha 19. Eles se conheceram pela internet e o atleta viajou da Holanda para o Reino Unido para encontrá-la.
O jogador foi condenado em 2016 a quatro anos de prisão por estupro, conforme a legislação britânica. Foram três acusações de crime sexual.
Ele cumpriu parte da pena na Inglaterra e depois foi transferido a Holanda, a partir de um acordo entre os países, onde teve a sentença alterada. A lei holandesa estabelece que o ato sexual não forçado com um menor de idade é "fornicação", não estupro.
Van de Velde ficou cerca de 12 meses na prisão na Holanda. Depois de solto, ele recebeu aconselhamento profissional, de acordo com a Federação de Vôlei do país.
Ele diz o ato que foi o "maior erro de sua vida". Ele se vê grato pela segunda chance e pelo apoio recebido por um novo futuro no esporte.
Não posso reverter, então terei que enfrentar as consequências. Foi o maior erro da minha vida. Steven van de Velde
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.