Clonagem chega ao hipismo e transforma cavalo campeão em 'imortal'
A clonagem de cavalos vem se disseminando no hipismo e já tem até clone de cavalo campeão seguindo a tradição de vencer.
O que aconteceu
Existem empresas que se oferecem para "copiar" geneticamente os melhores cavalos, segundo o jornal espanhol Marca. A clonagem de animais se tornou possível após o famoso caso da ovelha Dolly, há 27 anos. Os primeiros cavalos começaram a ser clonados no início do século, e há poucos anos o uso competitivo desses espécimes foi regulamentado pela Federação Equestre Internacional (FEI).
Estruturas genéticas dos animais possuem impacto o sucesso competitivo no hipismo. Certas características tornam cavalos mais adequados para determinadas provas e, com isso, ganham importância juntamente da habilidade do cavaleiro e da conexão entre atleta e animal.
Há raças que têm melhores características físicas para uma modalidade do que outras. Cavalos de salto, por exemplo, têm músculos mais potentes porque precisam fazer um grande esforço em poucos minutos. No adestramento, no entanto, os cavalos têm uma fisionomia diferente: são maiores e precisam de certa potência muscular e conexões nervosas específicas para poderem fazer movimentos mais largos e elegantes. José Manuel Romero, veterinário da equipa espanhola de saltos e eventos, ao Marca
A clonagem permite manter cerca de 99,9% dos genes de um cavalo. O DNA extraído é introduzido em um óvulo, que teve seu material genético removido, de uma égua, que gerará o embrião. Em comparação, um garanhão transmite apenas metade de sua carga genética nas chamadas reproduções assistidas.
Se for preservada a linhagem celular de um cavalo que tenha sido, por exemplo, campeão olímpico, o seu dono pode cloná-lo e ter outro espécime que partilhe 99,9% da genética. Enrique Criado, embriologista e CEO da empresa Ovohorse
Atletas da equipe olímpica da Espanha terão direito a conservarem a linhagem celular de seus cavalos gratuitamente. Foi firmado um acordo de colaboração entre a Federação Equestre Espanhola e a empresa Ovohorse.
Um exemplo de cavalo campeão clonado é Otterongo Alpha Z, que está prestes a completar dez anos. O cavalo original, 'Otterongo Van de Kopshoeve', ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e construiu carreira vitoriosa. O procedimento de clonagem foi realizado na Holanda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.