'Super-Homem do atletismo': quem é Balotelli, que detonou kit olímpico

José Fernando Ferreira, um dos representantes do atletismo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, expôs o kit com os uniformes que recebeu para as provas e viralizou com seu desabafo. Conheça o atleta campeão que mobilizou as redes sociais.

O Balotelli brasileiro

Ela partiu do futebol para o atletismo. José Fernando Ferreira, 25 anos, nasceu em Pesqueira, agreste de Pernambuco. Iniciou a vida no esporte jogando futebol nos campos de areia da cidade, mas logo descobriu o talento para modalidades do atletismo, como o lançamento de dardo. Isso chamou a atenção de André Cardoso, técnico que o convidou a fazer parte de uma equipe de treinamento de Pesqueira.

Carreira e sucesso foram precoces. Aos 16 anos, José Fernando já era o campeão nordestino do lançamento de dardo e vice-campeão brasileiro na categoria juvenil. O treinamento dos arremessos era feito em pistas de vaquejada de sua cidade natal.

José se consagrou no decatlo, a prova que consagra o super-homem do atletismo. O talento de José não se limitou ao lançamento de dardo. Atualmente, o pernambucano é decatleta. No decatlo, dez provas são divididas em dois dias de competição. Para ser campeão, o atleta precisa somar as notas nas modalidades: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros.

Em suas redes sociais, o atleta compartilha a intensa rotina de treinamento
Em suas redes sociais, o atleta compartilha a intensa rotina de treinamento Imagem: Reprodução/Instagram/@ferraz_decatlo

Mudou-se para São Paulo. Desde 2021, José Fernando mora em São Paulo. A mudança aconteceu em busca de melhor estrutura para treinamento e mais competições para elevar o nível do decatleta.

Troféu Brasil disputado em São Paulo selou a participação de Balotelli nos Jogos de Paris. José Fernando foi tetracampeão da etapa, a última antes dos Jogos Olímpicos. O título da etapa, o terceiro consecutivo, colocou José entre os 24 melhores atletas da modalidade em todo o mundo.

José tem coleção de títulos. Além do tetra no Troféu Brasil, José Fernando é campeão sul-americano e medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de 2023.

Ele é atleta, marido, pai e sargento do Exército. José Fernando conheceu a esposa Kathelyn Naiara nas pistas de atletismo de São Paulo. Além de modelo, Kathelyn é atleta do salto triplo. Os dois são pais de Zuri, de 1 ano. José ainda é terceiro-sargento do Exército do Brasil.

Continua após a publicidade
José Fernando, a esposa Kathelyn Naiara e a filha do casal, Zuri
José Fernando, a esposa Kathelyn Naiara e a filha do casal, Zuri Imagem: Reprodução/Instagram/@katieglr

Semelhança física rendeu apelido. O decatleta brasileiro conta que o apelido nasceu graças à aparência parecida com a do jogador de futebol italiano Mario Balotelli. Em seu perfil do X, inclusive, a identificação de José Fernando é justamente "Balotelli".

José Ferreira e o jogador de futebol italiano Mario Balotelli. A semelhança física rendeu o apelido ao brasileiro ainda nos tempos em que jogava futebol em Pesqueira
José Ferreira e o jogador de futebol italiano Mario Balotelli. A semelhança física rendeu o apelido ao brasileiro ainda nos tempos em que jogava futebol em Pesqueira Imagem: Reprodução/Instagram/@ferraz_decatlo e @mb459

O que aconteceu

Polêmica envolveu o kit de material esportivo. José Fernando vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam na sexta-feira (26). Nesta semana, ele viralizou ao compartilhar sua insatisfação com o kit recebido pela marca esportiva Puma, fornecedora escolhida pela Confederação Brasileira de Atletismo. Segundo José, o kit tem somente uma regata, um short e um macaquito (traje específico para a prática esportiva). Em seu perfil no X, contou que terá de lavar as roupas e reaproveitá-las, além de comprar as sapatilhas necessárias para as provas.

COB comentou no perfil de José Fernando. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chamou a atenção ao comentar na publicação do atleta: "A mala que o COB preparou com os nossos uniformes para vila e pódio está te esperando cheia e lindona aqui em Paris! VEM!". Enquanto o COB é responsável pelos trajes de desfile, de premiação e de passeio dos atletas, cada confederação escolhe seu fornecedor esportivo e comanda a distribuição dos uniformes que serão utilizados durante as respectivas provas.

Continua após a publicidade

Confederação Brasileira de Atletismo se pronunciou sobre o caso. Em nota, a CBAt respondeu: "Todos os atletas têm canais abertos com a CBAt. Estamos buscando resolver essa questão dele e de todo atleta que tiver algum tipo de problema para que estejam tranquilos para focar na competição."

Crítica virou vaquinha. Ao agradecer o apoio que recebeu nas redes sociais após seu desabafo, José Fernando contou que abriu uma vaquinha para arrecadar dinheiro. Segundo o atleta, o "problema com os materiais [para Paris] foi resolvido". O valor arrecadado na vaquinha será utilizado no próximo ciclo olímpico de José, para os Jogos de 2028, em Los Angeles (EUA).

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes