Quem são os astros do esporte mundial que não estarão nas Olimpíadas 2024
Jonathas Cotrim
Colaboração para UOL
23/07/2024 18h53
A partir desta quarta-feira (24), com os primeiros jogos do futebol masculino, o mundo volta as atenções os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Time Brasil chega a esta edição das Olimpíadas com uma delegação de 275 atletas - Darlan Romani, do arremesso de peso, foi cortado na última terça-feira, 23, para operar as costas.
Além do atleta do arremesso de peso, outros nomes de destaque do Brasil e do mundo estarão ausentes. A lista inclui campeões mundiais e medalhistas olímpicos, como Ítalo Ferreira e Arthur Zanetti. Figurinhas carimbadas, muitos estarão ausentes por lesão, falta de índice olímpico e até mesmo para não comprometer suas férias esportivas, caso do astro francês Mbappé.
Confira atletas que não estarão as Olimpíadas:
Darlan Romani - arremesso de peso
A mais recente baixa da delegação brasileira, Romani anunciou que não irá para os Jogos Olímpicos por conta de fortes dores nas costas. O atleta teve detectada uma hérnia de disco e passará por cirurgia.
Relacionadas
Thiago Braz - salto com vara
Sem índice olímpico, o atleta é outra ausência nos Jogos de Paris. Medalha de ouro na modalidade em 2016, no Rio de Janeiro, e bronze em Tóquio 2021, Braz chegou a ser suspenso em 2024 por conta de doping, mas obteve uma liminar e poderia participar, se tivesse alcançado o índice.
Arthur Zanetti - Ginástica artística
Campeão olímpico em Londres 2012 e medalha de prata na Rio 2016, o ginasta especialista nas argolas sofreu uma lesão no braço esquerdo e passou por uma cirurgia em maio deste ano. Sem conseguir se recuperar a tempo, o atleta não estará em Paris.
Ítalo Ferreira - surfe
Medalha de ouro na última edição dos Jogos Olímpicos, logo na estreia da modalidade nas Olimpíadas, Ítalo Ferreira foi batido por outros surfistas brasileiros na seletiva para Paris: não obteve a vaga pela World Surf League (WSL) nem pela ISA Games. O surfe brasileiro masculino será representado por Gabriel Medina, João Chianca e Felipe Toledo.
Seleção Brasileira de futebol
Atual bicampeã olímpica, a seleção brasileira não conquistou a vaga para Paris. O Brasil ficou em terceiro lugar no pré-olímpico disputado em fevereiro, na Venezuela, e verá Argentina e Paraguai como representantes do futebol sul-americano. Com isso, Endrick é uma das ausências nos Jogos Olímpicos
Astros da NBA
Sempre um atração a parte dos Jogos Olímpicos, a seleção de basquete masculina dos Estados Unidos não contará com astros da NBA como James Harden, Kawhi Leonard e Jaylen Brown.
Yamal - Futebol
Destaque na conquista da Eurocopa a seleção principal da Espanha, Yamal, de 17 anos, descartou ir para as Olimpíadas, por conta do calendário apertado.
Messi - Futebol
Maior craque do futebol mundial, Lionel Messi não estará com a seleção argentina na disputa pelo ouro no futebol por já ter extrapolado o limite de idade permitida para participar das Olimpíadas.
Mbappé - Futebol
O craque da seleção anfitriã não estará nos Jogos Olímpicos. Apesar de ter 25 anos, ele era um dos três jogadores com mais de 23 anos cotados para estarem na seleção francesa.
Cristiane - Futebol
Uma das maiores artilheiras da seleção feminina de futebol, Cristiane foi uma das ausências mais sentidas na lista de convocadas para Paris 2024. A jogadora não foi chamada pelo técnico Arthur Elias.
Debinha - Futebol
Outra ausência forte na seleção feminina será a de Debinha, também cortada da lista de convocadas por Arthur Elias.