Futebol olímpico começa com caos, vexame paraguaio e vitória dos anfitriões
Do UOL, no Rio de Janeiro
24/07/2024 18h31
O futebol olímpico começou com caos e goleada. Sem o Brasil, que não se classificou para o torneio masculino, Argentina e Paraguai são os representantes sul-americanos. E os dois perderam — um contraste com França e Espanha, que começaram vencendo. No caso dos argentinos, o jogo contra o Marrocos teve um enredo bizarro e inédito.
Invasão, pausa, VAR e retomada
Os argentinos começaram perdendo por 2 a 0 — dois gols de Rahimi, que neste ano já deu trabalho aos times de Cristiano Ronaldo e Neymar.
A Argentina chegou a comemorar o empate, já aos 60 minutos do segundo tempo. Isso mesmo — o árbitro deu 15 minutos de acréscimo.
Só que o jogo foi interrompido durante a comemoração argentina, porque parte da torcida marroquina, maioria no estádio, invadiu o gramado, arremessou copos, objetos e bombas no gramado.
Os times saíram correndo para o vestiário e ficou parecendo que a partida estava encerrada ali, com 2 a 2 no placar. Mas o árbitro não chegou a encerrar o confronto. Mesmo assim, os torcedores foram instruídos a deixar o estádio em Saint-Etienne porque a partida estava suspensa.
Aí, veio o que mudou o cenário ainda mais: a decisão do VAR de anular o gol porque havia impedimento. Quase 2h depois, os times voltaram ao aquecimento e a partida foi retomada com o placar de 2 a 1 para Marrocos. A Argentina não repetiu o milagre do gol nos instantes finais e saiu derrotada.
O que disse o COI
Em nota enviada ao UOL, o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que "a partida foi reiniciada e foi possível concluí-la de forma segura". O órgão ainda disse que "Paris 2024 está trabalhando com os envolvidos para entender as causas e identificar as ações apropriadas" diante do episódio.
O regulamento do torneio de futebol é feito pela Fifa. O Comitê Disciplinar da entidade é o responsável por eventuais punições pelas invasões.
Os argentinos criticaram a organização dos Jogos, e disseram até que houve roubo no treino da véspera. Quem teve seus itens pessoais pegos? Thiago Almada, novo reforço do Botafogo.
Goleiro do Botafogo é o mais vazado do dia
No jogo do Paraguai, um atropelo. Gatito Fernández, titular da seleção e reserva no Botafogo, levou cinco gols do Japão, na goleada que mais chamou a atenção na primeira rodada.
Os paraguaios tiveram um jogador expulso no primeiro tempo e isso abriu a porteira para o passeio japonês.
Técnico brasileiro estreia com empate
O representante brasileiro no torneio masculino de futebol é Rogério Micale, técnico do Egito. Medalha de ouro com o Brasil na Rio-2016, Micale começou o torneio com o empate diante da República Dominicana.
Ao fim do dia, a França, que venceu os Estados Unidos por 3 a 0, lidera o Grupo A. Marrocos está na ponta do B. No C e no D, os líderes são Espanha e Japão, respectivamente.