'Janela' para Paris e tecnologia de video-game: o estúdio olímpico da Globo

A Globo abriu o estúdio olímpico, que vai contar com tecnologia de video-game para colocar os jornalistas e telespectadores dentro da Torre Eiffel. A abertura dos Jogos vai acontecer no dia 26, próxima sexta-feira, e as competições vão até 11 de agosto.

O que aconteceu

O local fica nos Estúdio Globo, conhecido como Projac. O estúdio tem um painel de cerca de 150m², entre chão e parede.

A tela simula um estúdio dentro da Torre Eiffel. Vão acontecer mudanças na paisagem em tempo real, de acordo com o horário em Paris.

Foi utilizada tecnologia de video-game. O desenho de Paris foi feito em cima de imagens de satélite, e poderá ter atualizações ao longo do evento.

"É um conceito de estúdio de produção virtual, que vocês têm ouvido falar no cinema, séries, e estamos trazendo para esse projeto olímpico. Uma tela que tem resolução de 8k, a cidade, ao fundo, em resolução de mais 16k, e que foi toda desenvolvida com tecnologia de games. Isso tudo para tornarmos realidade a nossa Paris", disse Fernando Alonso, diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo.

O desenvolvimento deste projeto começou pouco após a Copa do Qatar, em 2022. O estúdio estará na programação da Globo e SporTV.

"Isso tudo começou quando fomos obrigados a sermos criativos e eficientes nas Olimpíadas de Tóquio, por causa da pandemia. Fizemos um primeira etapa do que vocês estão vendo, com um estúdio de vidro, aqui, em que era possível, através de câmeras, ver lá atrás a Baía de Tóquio. Repetimos isso na Copa do Qatar e imaginamos o que poderia ser feito de diferente, de impactante, para Paris. E se tivéssemos um estúdio dentro da Torre Eiffel?", contou Renato Ribeiro, diretor de Esporte da Globo.

Há sistemas interativos também para complementar as explicações dos comentaristas. Um será para análises tática e outro para a análise dos movimentos dos atletas.

O ambiente vai mudar também de acordo com o esporte a ser comentado. Há um design que será implementado aos telespectadores para cada modalidade.

Continua após a publicidade

O estúdio também tem vigas que simulam a Torre Eiffel. A ideia é que ela seja usada no cenário das voltas dos intervalos e movimentos do tipo, aumentando a sensação de que o estúdio está, de fato, em um dos principais pontos turísticos de Paris.

O evento contou com narradores, apresentadores e comentarista. Os narradores Natália Lara e Everaldo Marques, os apresentadores Tadeu Schmidt, Fernanda Garay e André Rizek, além do comentarista Fernando Fernandes, estiveram na apresentação do estúdio.

Narradores, apresentadores e comentaristas participaração de apresentação do estúdio olímpico da Globo
Narradores, apresentadores e comentaristas participaração de apresentação do estúdio olímpico da Globo Imagem: Alexandre Araújo / UOL

Apresentadores e comentaristas vivem semana de últimos testes. A Globo fez diversos pilotos para ajustar a tecnologia com o que será necessário durante os Jogos Olímpicos.

Houve quitutes feitos pelos chefs Claude Troisgros e João Batista de Souza, o Batista. A dupla apresentou iguarias com elementos da culinária francesa e brasileira.

Deixe seu comentário

Só para assinantes