Marta busca ouro inédito e pode assumir artilharia geral das Olimpíadas
A seleção brasileira feminina de futebol estreia nas Olimpíadas nesta quinta-feira (25), e Marta inicia a busca tanto pelo ouro inédito quanto pela artilharia geral da competição. O Brasil estreia contra a Nigéria, às 14h (de Brasília).
O que aconteceu
Marta precisa de dois gols para ser a artilheira isolada das Olimpíadas entre homens e mulheres. A camisa 10 tem 13 gols em cinco participações olímpicas.
Ela divide a vice-artilharia do futebol olímpico com o dinamarquês Sophus Nielsen e o húngaro Antal Dunai. Apenas a brasileira tem condições de subir no ranking.
A camisa 10 também pode ser a primeira, entre homens e mulheres, a marcar em seis edições olímpicas. Ela já é a única a balançar as redes em cinco Jogos Olímpicos seguidos, e pode ampliar a marca em Paris.
A goleadora máxima das Olimpíadas é Cristiane, com 14 gols. A atacante, porém, não foi convocada por Arthur Elias para os Jogos Olímpicos de Paris.
Além da artilharia, Marta tenta levar a seleção brasileira ao inédito ouro olímpico. A camisa 10 tem duas medalhas de prata no currículo, conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008.
O Brasil está no Grupo C, que conta com Nigéria, Espanha e Japão. As duas melhores de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas avançam às quartas de final.