Olimpíadas de Paris 2024: por que o surfe será disputado no Taiti?
Jonathas Cotrim
Colaboração para o UOL Esporte
25/07/2024 04h00Atualizada em 25/07/2024 13h43
Apesar da atual edição das Olimpíadas ser em Paris, o surfe não será disputado na capital francesa. Todas as baterias do surfe ocorrerão na praia de Teahupo'o, no Taiti.
Por que o surfe será disputado no Taiti?
Apesar do Taiti estar na Oceania, ele é uma das ilhas integrantes da Polinésia Francesa, e considerado um território autônomo da república francesa.
As ondas de Teahupo'o são extremamente desafiadoras e trata-se de uma das melhores praias do mundo para o surfe. A praia faz parte do circuito da World Surf League (WSL), principal competição da modalidade. O brasileiro Ítalo Ferreira, que está fora dos Jogos Olimpícos deste ano, foi o campeão da etapa do Taiti em 2024.
Relacionadas
A organização de Paris 2024 optou por realizar a modalidade na Polinésia como uma forma de espalhar os Jogos Olímpicos por todo o território francês. Essa vai ser a maior distância de uma disputa de medalha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos. O Taiti fica a mais de 15 mil quilômetros de Paris.
O brasileiro Ítalo Ferreira e a norte-americana, Carissa Moore, foram os primeiros campeões olímpicos na modalidade em Tóquio. Nas Olimpíadas 2024, o Brasil será representado no masculino por Gabriel Medina, Felipe Toledo e João Chianca. Já Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva serão as representantes das mulheres.