Nem Torre Eiffel, nem Louvre: veja belo local que abrigará tocha olímpica
Apesar da expectativa de que a pira olímpica fosse instalada na emblemática Torre Eiffel, a tocha de Paris ficará no parque parisiense Jardin des Tuileries, outro endereço icônico da capital francesa.
O que se sabe sobre a pira olímpica
Localizado no centro da cidade, o parque é considerado o "pulmão" de Paris, entre o Louvre e a Place de la Concorde. A tocha olímpica ficará no local ao longo das Olimpíadas de 2024, entre 26 de julho e 11 de agosto.
A decisão é fruto de negociações meticulosas entre o Comitê Organizador dos Jogos (COJO) e a Prefeitura de Paris.
Inicialmente o "Projeto Ariane" previa a instalação da chama olímpica no Museu do Louvre. Porém, o endereço foi alterado para garantir uma melhor acessibilidade ao símbolo.
A segurança ao redor da Tocha será garantida 24 horas por dia, e o local também contará com passarelas elevadas que vão fornecer uma vista privilegiada da pira.
Quem vai acender a Pira Olímpica?
Mesmo que o local onde ficará a tocha olímpica de Paris tenha sido revelado, o segredo quanto ao nome de quem acenderá a Pira permanece vivo.
Nomes de atleta como como Marie-José Perec, Zinedine Zidane e Teddy Rinner são as principais apostas, mas personalidades como o astronauta Thomas Pesquet e o ator Omar Sy também são cotados para o evento de abertura oficial da competição, que acontecerá no dia 26 de julho de 2024.
Mais recentemente foi confirmada a presença do rapper Snoop Dogg na cerimônia. Ele seria um dos últimos a carregar a tocha olímpica antes da abertura oficial. O artista de 52 anos está na França para acompanhar os Jogos para o canal NBC.
O revezamento da tocha é uma tradição Olímpica e, no caso desta edição, o evento começou no dia 16 de abril, quando a tocha foi acesa no santuário de Olímpia, na Grécia. No dia 8 de maio a chama chegou à França, onde percorreu diversos pontos importantes da história do país até chegar à capital, em 14 de julho.
(*) Com informações da AFP.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.