Por que a abertura das Olimpíadas de Paris vai quebrar tradição histórica?
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será marcada pelo ineditismo. O evento vai acontecer nesta sexta (26), às 14h30 (horário de Brasília).
O que aconteceu
Pela primeira vez na história, a cerimônia não será realizada dentro de um estádio, encerrando uma tradição olímpica. O rio Sena foi o local escolhido para a passagem das delegações.
Ao todo, 10.500 atletas vão participar do desfile divididos em quase 100 barcos. O trajeto irá percorrer pontos tradicionais da cidade, como a catedral de Notre-Dame, o Hotel de Ville (sede da prefeitura) e o Grand Palais.
Relacionadas
O desfile vai começar na ponte Austerlitz, no leste de Paris. O percurso será de seis quilômetros e será encerrado em frente ao Trocadéro, na margem direita do rio Sena, do lado oposto à Torre Eiffel. Ali os protocolos oficiais serão realizados, e a pira olímpica será acesa.
Foram disponibilizados 222 mil ingressos gratuitos, mas a organização incluiu 104 mil ingressos para venda (cais inferior). Os preços variam entre 90 e 2700 euros (cerca de R$ 544 a R$ 16 mil).
O comitê organizador informou que oitenta telões e alto-falantes ainda ficarão posicionados estrategicamente em pontos da cidade. Algumas modalidades vão entrar em ação em Paris antes mesmo da cerimônia de abertura, casos do futebol, rugby, handebol e tiro esportivo.
Brasil vai competir em 39 modalidades. O judô, por exemplo, é o esporte que mais vezes subiu ao pódio olímpico. Foram 24 medalhas (4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes) ao todo.
Isaquias Queiroz, da canoagem, e Raquel Kochhann, do rúgbi, serão os porta-bandeiras do Brasil nas Olimpíadas.
Cerimônia de abertura -- Paris 2024
Data e horário: 26 de julho, às 14h30 (horário de Brasília)
Local: Paris, na França (FRA)
Transmissão: TV Globo (TV aberta), sportv (TV fechada) e CazéTV (Youtube e Prime Video)