Por que seleção brasileira não usa o escudo da CBF nas Olimpíadas?

A seleção feminina de futebol estreia nas Olimpíadas nesta quinta-feira (25), às 14h (horário de Brasília), contra a Nigéria. Durante o jogo, um detalhe poderá ser percebido no uniforme da equipe brasileira: a ausência do escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Por que não tem o escudo da CBF?

A seleção brasileira não estampa o escudo da CBF no uniforme por conta de uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nas Olimpíadas, as seleções de futebol não entram em campo com símbolos de federações que não são filiadas à entidade olímpica.

A camisa da seleção brasileira nas Olimpíadas terá uma bandeira brasileira com os anéis olímpicos em cima, no lugar do tradicional escudo usado nas competições da Fifa.

A regra se aplica a todas as seleções. Na estreia da Argentina, no futebol masculino, o escudo da AFA (Asociación del Fútbol Argentino) foi substituído por um símbolo diferente, com as cores da bandeira argentina embaixo dos anéis olímpicos.

O uniforme utilizado pelas seleções em Paris também só pode conter um símbolo da fornecedora de material esportivo, que deve respeitar um tamanho específico e pré-determinado pela COI.

A entidade olímpica não permite a presença de patrocinadores na camisa, nem mensagens políticas ou trechos de hinos nacionais. As regras se aplicam aos uniformes de jogo e de treino, além de toalhas e garrafas de água.

A seleção feminina de futebol está no Grupo C e luta pelo ouro inédito. Além da Nigéria, Japão e Espanha também estão na chave. A final do futebol feminino será disputa em 10 de agosto, no Parc des Princes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes